Um passeio à noite é o que basta para perceber que ruas, praças, prédios históricos, monumentos e outros espaços públicos de Curitiba estão melhor iluminados. A cidade já conta com 80 mil pontos de luz de LED, o que representa 50% do total da iluminação pública, quantitativo que garante aos bairros das dez administrações regionais mais segurança, beleza e economia a partir do menor consumo de energia.
Além da modernização do sistema luminotécnico, a Prefeitura tem investido em projetos que usam a luz de forma cênica para valorizar edificações históricas e monumentos da capital. O resultado é uma cidade mais clara, atraente, com maior conforto e bem-estar para os moradores.
“Curitiba da Luz do Pinhais, Curitiba da inovação. Estamos investindo fortemente para mudar o padrão da iluminação pública da cidade, um investimento de grande importância, que assegura modernidade, eficiência energética e sustentabilidade”, diz o prefeito Rafael Greca.
Somente nos últimos seis meses, tornaram-se mais charmosos espaços como o Portal de Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas), as praças 19 de Dezembro (Centro) e 29 de Março (Mercês), o Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão, além de igrejas cujas edificações pertencem ao patrimônio histórico da cidade.
As melhorias executadas nas principais avenidas, vias rápidas, canaletas de ônibus e ruas que servem de ligação entre os bairros estimulam o comércio, o turismo e oferecem qualidade de vida aos moradores.
Os trabalhos são coordenados pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Meio ambiente
A tecnologia LED de iluminação oferece maior luminosidade e representa economia média de 50% do consumo de energia e vida útil superior, de cerca de 50 mil horas ou dez anos. As novas luminárias LED substituem as lâmpadas de alta pressão de vapor de sódio e metálico que são menos eficientes e menos econômicas. Além disso, vapores de gases são prejudiciais ao meio ambiente, o que não acontece com o LED.
“Outro benefício é o fato de as luminárias emitirem luz branca neutra de 4.000 kelvin, que promovem conforto visual e melhor percepção das cores, muito superior às lâmpadas comuns de luz amarela”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
17 mil novos pontos
Com a segunda fase do programa de modernização da iluminação pública, iniciada em dezembro, mais de 11 mil pontos de luminárias de potências médias e altas foram substituídos por equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. A meta nesta etapa é a substituição de 17 mil pontos por LED.
Neste processo já ficaram mais claras vias rápidas e canaletas de ônibus que servem de ligação entre bairros das regionais da Matriz, Santa Felicidade, CIC, Boa Vista, Cajuru e Bairro Novo. São exemplos as ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi (Campo Comprido), Martin Afonso (Bigorrilho e Mercês) e 13 de Maio (Centro) e as avenidas Paraná (Santa Cândida), Marechal Mascarenhas de Moraes (Atuba), Getúlio Vargas (Rebouças), Senador Salgado Filho (Uberaba) e Winston Churchill (Capão Raso).
Também estão com novas luminárias as ruas Padre Anchieta (Bigorrilho), Enette Dubard (Tatuquara), Anne Frank (Boqueirão), Tenente Francisco Ferreira de Souza (Hauer), Fernando Moreira (Centro e Bigorrilho), Padre Anchieta (Campina do Siqueira e Bigorrilho) e Deputado Alencar Furtado (Campinha do Siqueira, Mossunguê, Campo Comprido e CIC).
Atualmente, as equipes do Departamento de Iluminação Pública coordenam a substituição de 1.244 pontos de luz em ruas que fazem ligação entre bairros da Regional Boa Vista, como Amaury Lange Silvério (Abranches), Carmelina Cavassin (Barreirinha), Mateus Leme (São Lourenço). Os serviços deste lote devem ser concluídos até maio de 2022.
Praças e parques
Novos sistemas de iluminação também foram usados para destacar praças e bosques. As ruas do entorno do Parque Barigui ganharam reforço de iluminação, um pedido da comunidade.
“Em parques e praças das dez administrações regionais já foram feitas mais de 655 revitalizações, desde 2017. Somente no ano passado, 120 locais ficaram mais claros e seguros”, diz o diretor do departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.
No bairro Santa Felicidade os moradores do Jardim Pinheiros foram atendidos na solicitação feita para melhorar a iluminação da Praça Antonio Bertoli, acesso a importantes equipamentos públicos como o Clube da Gente, o Farol do Saber Aparecido Quináglia, a Unidade de Saúde Pinheiros e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof.ª Lygia Carneiro.
Também ficou mais claro e seguro a partir da solicitação dos moradores o Bosque Gutierrez, que abriga o Memorial Chico Mendes, no bairro Vista Alegre. A Praça Renato Russo, no Uberaba, é outra contemplada com melhorias de iluminação.
Arquitetura destacada
O Departamento de Iluminação também tem se dedicado à execução de projetos que valorizam pontos turísticos e edificações que preservam a história. Nos últimos cinco meses mais dez importantes endereços da cidade foram contemplados com iluminações cênicas.
O novo pacote começou em dezembro do ano passado e tem projetos executados na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Igreja dos Capuchinhos (Mercês); na Igreja Matriz São José e Santa Felicidade (Santa Felicidade); Imaculado Coração de Maria (Rebouças); São Vicente de Paulo (São Francisco); Senhor Bom Jesus dos Perdões (Praça Rui Barbosa); e Nossa Senhora Auxiliadora (Mercês). As seis igrejas pertencem ao patrimônio histórico.
Em março, foram entregues as novas iluminações cênicas da Praça 29 de Marco (Mercês); do Portal de Santa Felicidade; do obelisco da Praça 19 de Dezembro (Centro); e do Museu Municipal de Arte (MuMA), no bairro Portão.
Os quatro monumentos ganharam luminárias e projetores que mudam de cores para serem trocadas em campanhas de conscientização social, como o Outubro Rosa. O colorido e o brilho das novas luminárias elevaram os monumentos aos endereços que rendem boas imagens para as redes socias de fotografia, como o Instagram. Agora são 67 os locais da cidade que usam a dramaticidade da iluminação para destacar os ambientes.
Zeladoria
Paralelamente à modernização e ampliação do sistema, a Prefeitura faz serviços contínuos de manutenção da iluminação em ruas, parques, praças, logradouros e outros espaços públicos. São cerca de seis mil solicitações atendidas por mês, a maior parte a partir das demandas apresentadas pelos cidadãos.
O cidadão é um grande aliado no processo de manter a cidade bem iluminada. Ao identificar uma lâmpada apagada, piscando ou que permanece acesa durante o dia basta acionar a Central de Atendimento 156. A solicitação pode ser feita pelo telefone (156), via Central de Atendimento 156 (chat online), com link em Serviço online e pelo aplicativo Curitiba 156. Esta plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e para Iphones na loja App Store.
Detalhes sobre o aplicativo estão neste endereço.