A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) promoveu o acesso à casa própria para mais inscritos na fila de pretendentes a imóveis populares. Nesta quarta-feira (23/11), contemplados compareceram à sede da Companhia para assinar os contratos de aquisição de apartamentos no Residencial Cores da Primavera, empreendimento de 192 unidades, em obras no Umbará.
“Estamos ofertando condições especiais aos nossos inscritos, para facilitar a aquisição de imóveis do programa habitacional. Muitas famílias estão conseguindo adquirir moradias por meio da Cohab”, explica o presidente da Companhia, José Lupion Neto.
No caso do Cores da Primavera, o mesmo apartamento comercializado no mercado pode custar até R$ 37 mil a mais para quem não possui inscrição na Cohab. Os imóveis podem ser financiados em até 30 anos, desde que a idade do comprador não ultrapasse 80 anos ao final do contrato. Os beneficiados têm a opção de utilizar o FGTS como entrada e assim reduzir o valor das prestações.
Foi o que fez a assistente comercial Franciely da Silva, de 29 anos. Ela utilizou o seu FGTS para abater do valor da entrada e aproveitou as vantagens oferecidas pela Cohab. Com o contrato assinado, agora ela aguarda a conclusão das obras.
“Fiquei surpresa com as condições de financiamento, achei ótimas, ficou dentro do que eu posso pagar sem me apertar financeiramente. É um sonho realizado”, diz ela, que pretende morar sozinha no apartamento.
Primeiro imóvel próprio
Franciely conta que antes da convocação estava desesperançosa em relação à compra de seu primeiro apartamento.
“Estava pesquisando imóveis há alguns meses e ficando preocupada pois os preços e valores de entrada pedidos no mercado não cabiam no meu bolso. Veio o chamamento da Cohab, fiz a simulação e os valores ficaram bem acessíveis”, ressalta.
A jovem diz que tem recomendado para amigos e familiares para que façam a inscrição na Cohab. A pré-inscrição pode ser feita online por meio do site da companhia. Basta enviar os documentos solicitados.
“Recomendo bastante para as pessoas que sonham com seu primeiro imóvel, que se inscrevam na Cohab, porque ajuda muito. Se não fosse pela inscrição não teria sido possível para mim. É uma mistura de sensações, felicidade, orgulho em ter conseguido”, destaca.
Números
Desde que o prefeito Rafael Greca assumiu a prefeitura, 2,1 mil famílias receberam as chaves da casa própria, entre inscritos na Cohab e moradores transferidos de áreas de risco. Outras 6,2 mil famílias receberam títulos de propriedade por meio da regularização fundiária. O documento garante o beneficiado como proprietário oficial do lote onde vive.
“Durante os últimos anos o cenário tem sido desfavorável para a área de habitação, com investimentos escassos por parte do governo federal. Para atender a demanda por moradia popular, Curitiba empregou recursos próprios, buscou investimentos fora do país e estabeleceu parcerias com a iniciativa privada”, diz Greca.