Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoas com Deficiência

Inscrições para a palestra de combate ao capacitismo vão até quarta em Curitiba

Inscrições para a palestra de combate ao capacitismo vão até quarta em Curitiba.

Termina na quarta-feira, dia 1º de março, o prazo de inscrições para a palestra gratuita que vai discutir como a sociedade pode se tornar anticapacitista. O capacitismo é a discriminação contra as pessoas com deficiência.

A palestra será com a professora catarinense Marivete Gesser, pós-doutorada pela State University de Nova York, na sexta-feira (3/3), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, das 14h às 16h.

As inscrições gratuitas devem ser feitas por este link. Todo o evento será acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O evento é organizado pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba e faz parte das celebrações dos 330 anos da cidade. Ainda é possível se inscrever para as últimas vagas disponíveis. 

“A professora Marivete vai apresentar contribuições de pessoas com deficiência para gerar formas acolhedoras de se relacionar. Assim como o racismo é o preconceito sobre a raça, o capacitismo é o preconceito e discriminação contra as pessoas com deficiência”, afirmou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. 

A professora catarinense Marivete Gesser é pós-doutorada pela State University de Nova York, mestre em psicologia pela PUC-SP, professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora visitante da Western University no Canadá. Ela também é coordenadora no Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária que articulam os estudos da deficiência com as áreas da psicologia e da educação. 

O que é capacitismo?

Capacitismo é a discriminação contra pessoas com deficiência por considerá-las incapazes. Trata-se de um preconceito que pressupõe um padrão corporal ideal, que caso não seja contemplado torna uma pessoa inapta na sociedade.

O que são ações anticapacitistas?

Práticas anticapacististas são aquelas que promovem a inclusão, autonomia e emancipação das pessoas com deficiência.

São exemplos: ambientes com acessibilidade adequada, banheiros inclusivos, respeito ao tempo de fala do outro, entre outros.

Serviço

Palestra sobre ações anticapacitistas, com Marivete Gesser, pós-doutorada pela State University de Nova York
Data: sexta-feira (3/3)
Horário: das 14h às 16h
Local: auditório da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, 2º andar, Centro)
Evento gratuito. Acessível em Libras
Vagas limitadas
Inscrições até 1º de março, por este link.