A partir das 8h desta sexta-feira (11/3) serão abertas as inscrições para interessados em participar da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Conpir). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 20 de março pela plataforma Conecta do Instituto Municipal da Administração Municipal (Imap), no link conecta.curitiba.pr.gov.br/conpir.
A conferência também será virtual e pela plataforma do Conecta, nos dias 25 e 26 de março. O tema é “O enfrentamento ao racismo e das outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós.”
A V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial é dirigida às instituições dos segmentos afrodescentes, indígenas e ciganos e pessoas autodeclaradas como pertencentes a essas etnias. A conferência também é aberta a toda população que se interessa pelas discussões étnico-raciais, conforme a Resolução no 02/2022 do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial.
A promoção é do Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais (Comper) e a organização é da comissão instituída pela Resolução n° 01/2022, da qual a Assessoria de Direitos Humanos - Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial faz parte.
“Será uma grande oportunidade para discutir propostas com objetivo de avançar nas políticas de promoção da igualdade étnico-racial em Curitiba. Aproveitaremos para apresentar o I Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Plamupir), que virou lei em dezembro do ano passado”, explicou a assessora da Política da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite.
O Plano Municipal foi uma das reivindicações da última conferência municipal.
Como será
A conferência será dividida em três eixos que terão grupos de trabalho.
O eixo 1 vai tratar do Enfrentamento ao racismo e das outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico cultural. O grupo 1 vai discutir sobre Educação, Trabalho e Saúde. Os participantes do grupo 2 vão debater sobre Diversidade Cultural e Ambiental, Esporte, Lazer e Juventude, Segurança Alimentar e Nutricional. No grupo 3 serão discutidos Direitos Humanos, Desenvolvimento Social , Habitação e Comunicação.
O eixo 2 vai tratar sobre o enfrentamento da intolerância religiosa.
No eixo 3 o debate será sobre o Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico cultural pela promoção da igualdade de oportunidades. O grupo de trabalho 1 vai falar sobre os povos indígenas, no grupo 2 os povos ciganos e no grupo 3 sobre os afrodescendentes.