A partir das 20h desta segunda-feira (9/10) serão abertas as inscrições gratuitas para a 3ª etapa do Circuito Curitiba de Corridas de Rua 2023 da Prefeitura. A prova será no dia 22 de outubro entre o Parque Náutico do Boqueirão e o Zoológico de Curitiba.
Neste ano, o circuito tem apoio de Ambev, Condor, Frangos Pioneiros e Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal. Podem participar homens e mulheres nascidos até 31 de dezembro de 2005.
Nesta segunda-feira (9/10), começam as inscrições para aqueles que querem participar da corrida de 10 km e 5 km no masculino e no feminino, além das pessoas com deficiência (PCD).
Já na segunda-feira da próxima semana (16/10), das 19h às 21h, serão feitas as inscrições para as vagas "carbono zero". Neste caso, as inscrições serão presenciais na Praça Oswaldo Cruz e cada participante vai receber uma muda de árvore para plantar e ajudar a neutralizar o dióxido de carbono liberado durante a prova. Serão 250 mudas para 5 km e mais 250 mudas para 10 km.
Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, unir a atividade com a responsabilidade socioambiental é uma das estratégias da atual gestão do prefeito Rafael Greca por uma cidade melhor.
“Desta forma podemos equalizar o carbono produzido na corrida e, por consequência, nos colocarmos mais uma vez na vanguarda do esporte nacional. Em Curitiba, o esporte também é um instrumento de combate à poluição e a favor da sustentabilidade”, disse Pijak.
Prova
No dia 22 de outubro, a largada dos 10 km será na entrada do Zoológico de Curitiba. Já a prova dos 5 km partirá do Parque Náutico.
Os competidores de ambas as provas encerram os circuitos no Parque Náutico.
Mandala tridimensional
Este ano, quem completar todas as corridas vai poder montar uma mandala tridimensional com as quatro medalhas entregues nas provas e com uma outra, em formato de pinhão, que foi a premiação da Corrida entre Parques, disputada em julho.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.