Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Começa na quarta-feira

Inovações de Curitiba serão conhecidas por número recorde de comitivas internacionais do Smart City

Curitiba vai receber recorde de comitivas internacionais para conhecer as experiências da cidade mais inteligente do mundo. Foto: (Arquivo) Ricardo Marajó/SMCS

Cidade mais inteligente do mundo e anfitriã de um dos maiores eventos mundiais sobre o tema das smart cities (cidades inteligentes), Curitiba vai apresentar suas experiências exitosas em inovação, tecnologia e sustentabilidade a comitivas internacionais que estarão na cidade na semana da realização da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba. De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, que está à frente da coordenação do evento, 11 países já confirmaram presença, mas esse número está aumentando conforme a data de início se aproxima. 

“Curitiba se orgulha de apresentar ao mundo seus projetos e programas inovadores que contribuem para a transformação social e melhoram a vida dos curitibanos. É com grande alegria e atenção que, na semana do Smart City Expo Curitiba, recebemos tantos visitantes interessados em replicar nossas boas experiências e estreitar relações”, destaca o prefeito Rafael Greca. 

A partir de segunda-feira (18/3), a Prefeitura recepciona embaixadores, ministros, diplomatas, governadores, prefeitos, secretários e empresários de Portugal, Coreia do Sul, Argentina, Colômbia, Peru, México, Filipinas, Indonésia, Etiópia, Israel e Espanha que vão conhecer ao vivo e em cores iniciativas de vanguarda da capital paranaense em planejamento urbano, do ecossistema de inovação Vale do Pinhão, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, transporte público, Segurança Pública e relações empresariais.

Visitantes

Estreitando as relações de Curitiba com outros países, a cidade vai receber representantes de Suwon, cidade-irmã da capital paranaense na Coreia do Sul; já de Portugal, vêm os prefeitos das cidades de Viseu, Carregal do Sal, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Mangualde, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul.

Só das províncias de Missiones e de Corrientes, no nordeste argentino, uma comitiva de 102 pessoas, entre prefeitos e gestores, estarão na cidade, interessados nas soluções curitibanas. Da Argentina, também confirmaram que virão representantes das cidades de Buenos Aires, Moreno, Salta, Mendoza, Entre Rios, Rosário, Posadas, Ushuaia e Venado Tuerto.

Relações internacionais

Boa parte das comitivas fica na cidade apenas durante os três dias do Smart City Expo Curitiba – entre 20 e 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui –, onde a capital parnaense apresenta seus programas e projetos inovadores na Smart Plaza Vale do Pinhão. Outra parte estende a experiência na capital paranaense para outros dias e com programação externa, organizada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, com apoio logístico em transporte e traduções.

Estão programadas visitas ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde vão conhecer projetos urbanísticos em andamento na cidade, como as intervenções para implantação do Novo Inter 2 e o BRT Leste-Oeste; a construção do Bairro Novo da Caximba, que está recuperando uma área de preservação ambiental e criando o primeiro bairro inteligente do Brasil; e o recém-lançado Hipervisor Urbano, que coleta e analisa dados em massa para a melhor gestão da cidade.

Vale a pena conhecer

Em parceria com outras secretarias e instituições ligadas à Prefeitura, os visitantes serão apresentados aos programas de desenvolvimento socioeconômico, como o Vale do Pinhão e o Invest Curitiba, voltado à atração de negócios internacionais, gerenciado pela Agência Curitiba.

Meio Ambiente, mobilidade e segurança

A Muralha Digital com suas 1,9 mil câmeras interligadas a uma central de operações; a Pirâmide Solar de Curitiba e seus 8,9 mil painéis fotovoltaicos instalados em um aterro sanitário desativado; e a Fazenda Urbana do Cajuru são outras realizações de Curitiba que despertaram o interesse dos visitantes.

“Estamos há meses organizando essas agendas com o intuito de compartilhar nossas experiências, que chamaram ainda mais a atenção da comunidade internacional após Curitiba ter sido eleita a cidade mais inteligente do mundo”, destaca o assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Em alta