Nesta quarta-feira (19/10), é celebrado o Dia da Inovação. Em Curitiba, ações inovadoras fazem parte do dia a dia do município, com a Prefeitura incentivando o protagonismo do ecossistema de inovação da capital, apoiado com políticas públicas, diálogo e maior eficiência. Assim, todos os atores da rede de inovação se desenvolvem e a cidade ganha em todas essas áreas.
“Curitiba sempre foi exemplo de inovação: é historicamente referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. Mas sentimos a necessidade de ampliarmos esse escopo para as áreas transformação tecnológica com foco em cidade inteligente e empreendedorismo de impacto social. Daí a criação do Vale do Pinhão, em 2017”, lembra o prefeito Rafael Greca, em referência ao movimento da Prefeitura, universidades, aceleradoras, incubadoras, startups e entidades de fomento para potencializar o ambiente de inovação por meio de ações de sustentabilidade, do empreendedorismo de impacto, da tecnologia e da economia criativa.
O Vale do Pinhão é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). Em um site da Prefeitura de Curitiba é possível acompanhar os indicadores e o plano da cidade na execução dos ODS.
O prefeito destaca também o compromisso de Curitiba em inovar com foco no futuro dos seus cidadãos, apostando em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão do cidadão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050. São iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social.
“A inovação só é válida quando se tornam um processo social. Todas as nossas ações e projetos têm sempre o objetivo de tornar a cidade não só mais inteligente, mas mais humana”, defende Greca.
Ações inovadoras curitibanas nas áreas do empreendedorismo, urbanismo, governança e tecnologia são reconhecidas em todo o Brasil e no mundo, pois contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para o crescimento contínuo da cidade na nova economia e no novo mundo conectado em 5G.
"A cidade que abre uma empresa em seis horas, que terá o primeiro bairro inteligente do Brasil (Bairro Novo do Caximba) e que ganhará uma nova frota de Inter 2 com ônibus elétricos está se tornando cada vez mais sustentável, humana e inteligente”, acrescenta a prefeito.
Curitiba já recebeu em 2022 reconhecimentos nacionais e internacionais por suas ações inovadoras: