Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parapan-Americanos

Inovação curitibana será usada por paratletas nos jogos de Lima

Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, o secretário do Esporte, Emílio Trautwein, o vereador Pier Petruzziello, e a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, entrega aos paratletas que irão para os jogos Para-Panamericanos em Lima, a capa de prótese Confetti, produzida pela startup Furf. Curitiba, 08/08/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Cinco paratletas apoiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura vão ajudar a divulgar uma inovação de Curitiba nas competições internacionais das quais vão participar. Nesta quinta-feira (8/8), o prefeito Rafael Greca entregou capas adaptáveis para próteses de pernas para os paratletas. 

A capa entregue é a Confete, desenvolvida pelos curitibanos Mauricio Noronha, 28 anos, e Rodrigo Brenner, 29, da Furf Design Studio. É o único produto brasileiro que ganhou os três maiores prêmios de design do mundo: os alemães Red Dot e iF Product Design Award e o aclamado Leão de Cannes, da França, na categoria Product Design. 

“Nossos campeões vão nos representar no Peru, em Lima, nos Jogos Parapan-Americanos. Eles vão vestindo a capa de prótese Confete, que é inovação curitibana inventada por esses dois piás, o Mauricio Noronha e o Rodrigo Brenner”, disse Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone. 

O prefeito lembrou que a invenção curitibana já está sendo comercializada em 20 países.

“É um presente que a cidade, através dos inventores, dá aos nossos atletas para elevarem ainda mais o grande nome de Curitiba”, completou o prefeito. 

Mauricio Noronha afirmou que é uma honra ver a inovação que criaram ser usada pelos paratletas campeões de Curitiba.

“É um orgulho imenso poder fazer parte deste momento tão importante para os paratletas, que representam tão bem o Brasil”, afirmou Noronha.

Jogos Parapan-Americanos

A invenção curitibana poderá ser vista nos Jogos Parapan-Americanos, no Peru, que serão disputados de 23 de agosto a 1º de setembro. 

Os paratletas Daniel Jorge da Silva e Anderson Rodrigues dos Santos vão embarcar para os Jogos Parapan-Americanos, no domingo (11/8), já com a Confete em cima da prótese de pernas que eles usam. 

Os dois vão defender a Seleção Brasileira no voleibol sentado e receberam as capas de prótese do prefeito. Quando forem competir, no entanto, nem a capa nem a prótese podem ser usadas. 

“Será uma forma de divulgar Curitiba. Muito bom mostrar, em uma competição internacional, uma inovação criada na nossa cidade”, disse o paratleta Anderson dos Santos. 

Também ganharam as capas Confete os paratletas Vinicius Bernardi Guarienti, da natação paralímpica, e Claudiomiro Segatto, do tênis de mesa paralímpico. 

A paratleta Mari Christina Santilli irá receber uma capa de prótese quando voltar do Campeonato Mundial de Paracanoagem. No início desta semana ela embarcou para a Hungria onde irá competir, nos dias 21 a 24 de agosto. 

Também participaram da entrega o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, o diretor de Incentivo ao Esporte, Thiago Soares, o gerente de Incentivo ao Esporte, Eloir de Castro, o gestor público da Smelj Hideo Garcia, a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, e o vereador Pier Petruzziello.

Paratletas campeões

Daniel Jorge da Silva – quatro vezes campeão em jogos Parapan-Americanos. Vai disputar o Parapan 2019
Anderson Rodrigues dos Santos – disputou a Paralímpiada no Rio de Janeiro 2019 e estará no Parapan 2019
Mari Christina Santilli – campeã Parapan-Americana, atleta paralímpica (Rio 2016) e irá para o Campeonato Mundial de Paracanoagem 2019
Claudiomiro Segato – disputou três Paralímpiadas (2008, 2012 e 2016)
Vinicius Bernardi Guarienti – atleta da natação Paralímpica

Em alta