Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Preparo para emergências

Iniciativas da Defesa Civil têm reconhecimento nacional

Iniciativas da Defesa Civil têm reconhecimento nacional. Curitiba, 23/09/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

Duas iniciativas de Curitiba para auxiliar em situações de emergência, consideradas inéditas no país, foram certificadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal como Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil. A primeira delas refere-se ao Plano de Auxílio Mútuo dos Hospitais (PAM-Hosp), criado em 2019 e que conta com a adesão de aproximadamente 30 instituições.

O foco do PAM é que, a partir de protocolos e treinamentos, os hospitais da cidade estejam integrados e aptos a prestarem auxílio mútuo rápido e eficaz em casos de situações de emergência que extrapolem a capacidade de atendimento individual, como a pandemia de covid-19, casos de incêndio, alagamento e destruição das estruturas após chuvas intensas.

A segunda ação reconhecida pelo governo federal é a da Rede Municipal de Radioamadores de Curitiba (RMERC), disponível para dar suporte na transmissão de alertas para qualquer tipo de emergência, principalmente caso falhem os meios de comunicação tradicionais.

“Aqui disseminamos o desenvolvimento da capacidade para resolver situações adversas, com o envolvimento de todos os setores da administração municipal e da sociedade civil”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, durante a entrega de cédulas de identificação para 13 voluntários da RMERC, nesta quinta-feira (23/9), quando foi anunciada a certificação nacional.

Identificação de radioamadores

As cédulas de identificação serão utilizadas para facilitar a participação dos radioamadores em situações de emergência. “É importante que eles tenham algum tipo de identificação para mostrar para a população e para os outros órgãos de emergência que estão atuando em conjunto com a Defesa Civil”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

A iniciativa da RMERC integra o programa Construindo Cidades Resilientes, conforme salienta Ribeiro, com o objetivo de ampliar a preparação municipal para o atendimento de eventos adversos.

Além de serem voluntários na rede, os 13 integrantes certificados participaram de um curso preparatório para se tornarem mais capacitados para fazer seu papel em tempos de crise.

“É uma satisfação porque nós entramos como voluntários com o intuito de somar as nossas estações de rádio às ações de emergência”, disse um dos membros da coordenação da RMERC, Isaías Cardoso.

Para Marcos Renato Figueroa, presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Paraná (Labre-PR), instituição que representa os radioamadores em órgãos nacionais e internacionais da área, a RMERC é pioneira por estar bem constituída.

“Juntamente com o coordenador da Defesa Civil de Curitiba nós tomamos todos os caminhos necessários para deixar a RMERC no estado em que se encontra hoje, formando os radioamadores para que possam atuar juntamente ao município”, explicou ele.

A RMERC foi criada pelo prefeito Rafael Greca por meio do decreto municipal nº 1.061/2018, com o propósito de proporcionar uma linha de comunicação no caso de alguma calamidade desabilitar as redes de comunicação convencionais. 

Realizada no Salão de Atos do Parque Barigui, a solenidade de entrega das cédulas de identificação foi prestigiada pelos administradores regionais da Matriz, Rafaela Lupion; do Portão, Gerson Gunha; do Cajuru, Narciso Doro Júnior; e do Pinheirinho, Reinaldo Boaron.

Em alta