A partir de agora o contribuinte de Curitiba que tem alguma dívida de impostos ou taxas municipais conta com uma nova modalidade de pagamento: o pix, meio de transferência de dinheiro que funciona 24 horas, de forma eletrônica e instantânea.
A novidade dá agilidade ao pagamento que é registrado em alguns minutos no sistema da Prefeitura de Curitiba.
"Nossa intenção é facilitar cada vez mais para o nosso contribuinte que poderá, se for preciso, emitir rapidamente o documento que registra que a dívida foi paga. O pagamento feito por meio de instituição bancária pode levar até três dias", argumenta o procurador fiscal Paulo Fortes, da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
O documento de arrecadação municipal (DAM), que registra o valor a ser pago pelo contribuinte, disponibiliza o código QR, que deve ser escaneado (por meio da câmera do celular), para que o pagamento seja feito usando o aplicativo do banco.
Dívidas que podem ser parceladas
Cidadão ou empresa com alguma dívida em atraso com a Prefeitura de Curitiba têm a possibilidade de fazer o parcelamento para quitar o que deve. Esta opção é válida para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ISS (Imposto sobre Serviços), o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos), taxas, contribuições de melhoria e multas.
O parcelamento pode ser solicitado na sede da PGM, preferencialmente mediante agendamento. Basta marcar pela Agenda online.
Uma vez cadastrado, escolha a Procuradoria, clique em Procuradoria Fiscal – Dívida ativa e selecione o serviço para o qual o quer o atendimento. Neste caso, o contribuinte será atendido na sede da PGM (Avenida João Gualberto, 241, Centro). O serviço funciona das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, no térreo.
A Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) mantêm atendimento em 11 locais. Além do prédio central da Prefeitura, no Centro Cívico, o serviço está disponível nas dez administrações regionais.
Também é possível fazer o parcelamento pela internet, acessando o site da Prefeitura de Curitiba a qualquer momento. Esta é a maneira mais rápida de fazer o parcelamento.
Depois de parcelar, basta garantir o pagamento em dia, mês a mês, conforme o número de parcelas escolhidas. É possível dividir em até 90 vezes, de acordo com o valor do débito.
Com o parcelamento, o contribuinte já garante a certidão positiva com efeitos de negativa junto à Prefeitura de Curitiba.