O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) vai encerrar 2024 com R$ 11.245.370,00 em caixa. A projeção se baseia na entrada de receitas próprias, como a locação de espaço no Complexo Imap Barigui, que acaba de ser revitalizado, e a economia de 27% de recursos proporcionada por decisões cirúrgicas, como a revisão de contratos e licitações.
Foi essa economia verificada ao longo dos últimos oito anos que também possibilitou ao Imap investir na Escola de Administração Pública (EAP) – a estrutura destinada à educação continuada e aprimoramento da formação acadêmica dos servidores da Prefeitura.
Formação como prioridade
Com a racionalização dos gastos, a estrutura física da EAP recebeu investimentos e foi modernizada. Um exemplo é o Estúdio Imap, espaço dotado de equipamentos e softwares destinados à captação e produção de vídeos de qualidade para a constante atualização dos servidores.
Também na área de formação e desenvolvimento, o Imap passou a oferecer cursos de pós-graduação. Atualmente são cinco modalidades: Administração Pública, Gestão de Cidades Inteligentes, Liderança e Gestão de Equipes, além dos cursos novos, inéditos no país, de Políticas Públicas e Mudanças Climática e Políticas Públicas e Direitos da Pessoa com Deficiência. Juntos eles reúnem 190 alunos matriculados. Desde que o órgão começou a ofertar os cursos, no primeiro ano da gestão Rafael Greca, 371 servidores receberam títulos de Especialistas.
O esforço valeu o reconhecimento do Ministério da Educação. Além disso, em decorrência da estrutura de ensino implantada, o setor foi avaliado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com nota máxima, 5, e credenciado para oferecer especializações até 2027.
Os resultados também são positivos para os demais cursos. Nas modalidades presencial e a distância, mais de 1200 cursos/ações de formação e desenvolvimento profissional superam 130 mil vagas ofertadas.
População e Prefeitura mais próximas
A influência das ações do Imap vai além das próprias paredes e alcança a estrutura da Prefeitura. Isso porque ele é o órgão que elabora e acompanha o Plano de Governo e estabelece as metas do Plano Plurianual (PPA) a partir da consulta pública anual Fala Curitiba – outra ação com a assinatura do prefeito Rafael Greca.
“Vamos ter asfalto bom, fruto da comunidade que abraçou a causa”, comemora Vlamir Martins, marceneiro e morador da Rua Izabel Posselt, no Alto Boqueirão, desde 2001. Martins foi um dos primeiros a mobilizar os vizinhos, incentivando a participação no programa Fala Curitiba para garantir melhorias na via.
Em 8 anos de aplicação, o Fala Curitiba contou com 196.870 participações on-line e presenciais de pessoas que, a partir dos bairros, votaram em 503 obras e serviços considerados prioritários pela população. Pavimentação de ruas, melhorias em escolas e atrações culturais estão entre as benfeitorias escolhidas.
Do total de prioridades eleitas, 434 já foram entregues (86%) e 69 (14%) estão com a execução encaminhada.
Para toda a Prefeitura
O Imap também esteve por trás da ampla reforma administrativa realizada na gestão Greca. Foi a partir de estudos feitos por suas equipes que a Prefeitura reduziu de 33 para 27 o número de órgãos e entidades da administração municipal. Esse processo exigiu a transformação, extinção, fusão e criação de novas configurações nas unidades municipais, o que tornou a Prefeitura mais flexível e ágil em suas atividades.
E para aprimorar antigas práticas, começou a sensibilizar os servidores sobre a inclusão das dimensões ambiental, social e de governança – da sigla ESG, em inglês – na rotina profissional. Uma das estratégias foi o I Seminário ESG, promovido em março, no Salão de Atos do Parque Barigui, e que reuniu participantes das diversas áreas da Prefeitura. A ideia é que esses resultados alcancem toda a cidade.
“É um convite para pensar e ser diferente, considerando as diferenças e como atuar a partir delas”, opinou Miho IIkuta, da equipe do Distrito Tatuquara da Secretaria Municipal da Saúde.
Para os moradores
Para dar agilidade e simplificar o atendimento em diferentes áreas, a automatização de serviços municipais é um caminho sem volta na Prefeitura de Curitiba. Isso é bom para o cidadão, que agora conta com uma Prefeitura mais eficiente: com serviços mais rápidos, menos burocráticos, menos possibilidade de falhas e redução de custos.
Até 30 de abril de 2021, quando o Escritório de Processos saiu do Imap e foi para a Smap foram automatizados 30 processos para uso por cidadãos e servidores, contemplando 86 serviços físicos que passaram a ser digitais. Além dos processos entregues para uso, na data da transferência havia mais 31 processos em fase de automatização, totalizando 61 processos e 107 serviços.
Curitiba 60+
No começo de 2023, com a intermediação do Imap, Curitiba entrou para o seleto rol das quase 850 localidades integrantes do Programa Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. Além disso, já está colocando em prática o plano multissetorial de ação decorrente do pacto.
O plano considera as opiniões dos 2.243 moradores da cidade ouvidos na consulta promovida para colher impressões sobre as expectativas de melhorias nos diversos setores da cidade – como saúde, meio ambiente e mobilidade. Do total de participantes, 2.049 eram idosos e, os demais, familiares (121) ou cuidadores (73) de moradores da cidade com 60 anos ou mais.
Futuros servidores
Outra recente mudança registrada nessa gestão foi a unificação da carteira de estagiários. Agora, para estagiar em qualquer órgão municipal, o estudante de Ensino Médio, Graduação ou Pós-graduação precisa ser selecionado e contratado pelo Imap.
Além de organizar a admissão dos futuros possíveis servidores públicos, que agora acontece por meio digital, o órgão também ampliou a oferta de vagas de estágio de aproximadamente 500 para 3.596.