Cerca de 300 pessoas participaram do II Fórum Pró-Metrópole, no auditório do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, nesta sexta-feira (27), em Curitiba. Representantes dos 29 municípios da Região Metropolitana e autoridades acompanharam a transição de diretoria da governança regional e o lançamento do Prêmio Pró-Metrópole – Troféu Integração Metropolitana.
O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou o fortalecimento da integração metropolitana durante a sua gestão na presidência do Pró-Metrópole e a consolidação do Programa de Extensão Universitária (Proex), que consiste em um convênio com instituições de ensino superior e Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) para apoio em projetos técnicos na RMC.
“Hoje temos um alinhamento institucional que há muito tempo não se via. É uma parceria com as universidades que têm sede em Curitiba, pois às vezes temos dificuldades para construção de projetos e agora as universidades vem dar o apoio gratuito aos municípios”, disse Pimentel.
Na sequência, foi realizada a transição da diretoria. Ficou definido como novo presidente o superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, e vice-presidente o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti.
“Hoje, além das prefeituras, temos mais 32 instituições integradas. Com a participação dos empresários, das lideranças, podemos estar juntos, atuando e articulando o desenvolvimento da região como um todo e, por consequência, as empresas do seu ambiente de negócios”, disse em seu primeiro pronunciamento na presidência do Pró-Metrópole.
O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, continuará na coordenação de relações institucionais do Pró-Metrópole. Ele destacou o “perfil conciliador” de Eduardo Pimentel, que deve continuar na nova gestão.
“Entendemos a interdependência que todos nós temos uns dos outros e contribuímos para que seja mais harmoniosa possível. Temos que aproveitar essa ocasião em um ano de muitos resultados. Esse evento traz luz e foco para aquilo que é possível desenvolver ainda mais”, declarou. “Agradeço a confiança do Eduardo e desejo muito sucesso ao Vitor Tioqueta”, completou.
Prêmio Pró-Metrópole
Durante o evento, foi lançado o Prêmio Pró-Metrópole – Troféu Integração Metropolitana, que tem por objetivo apresentar à sociedade os “cases” de destaque, promovidos por personalidades físicas e jurídicas, que atuam de maneira regional pelo desenvolvimento e integração da Região Metropolitana de Curitiba.
Na ocasião, os ex-presidentes do Pró-Metrópole: Helio Bampi, Rafael Greca e Eduardo Pimentel foram homenageados com o mesmo modelo de troféu que será oferecido no Prêmio Pró-Metrópole às pessoas físicas e jurídicas que tenham como objetivo o desenvolvimento regional. A assessora da Prefeitura de Curitiba, Cibele Dias recebeu a homenagem, representando o prefeito Rafael Greca.
O vice-governador, Darci Piana, também foi premiado em razão de todo apoio ao setor produtivo em prol do desenvolvimento regional.
Entre as autoridades presentes no II Fórum Pró-Metrópole estavam: Bihl Zanetti, prefeito de Campina Grande do Sul e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba); Fabiane Francisconi, representando o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Marcio Claudio Wozniack, superintendente geral de Articulação Regional do Governo do Estado; Rosa Maria Pedroso, subprocuradora-Geral do Município de Curitiba; Maria Silvia Bacila, secretária municipal de Educação; Péricles de Matos, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito; Márcia Huçulak, ex-secretária municipal de Saúde e deputada estadual; Marcelo Fachinello, presidente da Câmara Municipal de Curitiba; Mauro Bobato, vereador de Curitiba; Marcio Barros, vereador de Curitiba; Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento; José Luiz Costa Taborda Rauen, presidente da CuritibaPrev; José Lupion Neto, presidente da Cohab; e Gerson Colodel, prefeito de Almirante Tamandaré.