O II Fórum do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole) vai apresentar, na próxima sexta-feira (27/1), as ações realizadas em 2022 pelos grupos de trabalho Agroalimentar, Turismo e Pequenos Negócios e Integração Metropolitana. Também será empossada a nova diretoria para a gestão 2023-2024. As inscrições para participação devem ser feitas pelo link.
Atual presidente do Pró-Metrópole, o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, afirma que durante sua gestão à frente do programa buscou-se ampliar a integração dos 29 municípios da Grande Curitiba, compartilhando conhecimento junto aos seus gestores e investindo em parcerias que resultaram na melhoria de diversos índices. “Um dos destaques foi a aquisição dos produtos da agricultura familiar pelos poderes públicos locais e também a adoção de tecnologias aplicadas”, destaca Pimentel.
Durante o fórum, Pimentel irá lançar uma revista que reúne algumas iniciativas realizadas em 2021-2022.
O secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole, Leverci Silveira Filho, considera o segundo fórum um momento importante para discutir avanços do programa. “Percebemos a grandeza de nossa Região Metropolitana, que requer ações integradas para possibilitar a otimização de recursos e o desempenho das missões de cada instituição nele presentes, atribuições que se mostram complexas e específicas”, ressalta.
Também será apresentado aos participantes o aplicativo Pinhão Tur, que será uma ferramenta para facilitar o acesso de busca de locais, calendário de eventos, além da relação de produtos turísticos da RMC. O desenvolvimento do produto é resultado do trabalho em conjunto da Celepar, Paraná Turismo, Adetur Rotas do Pinhão e Pró-Metrópole.
Programa
O Pró-Metrópole é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba, por meio de um processo participativo incentivando na região a cooperação entre os atores públicos e privados para o planejamento e implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.
O Programa propõe intervenções que sejam capazes de promover o desenvolvimento de forma estruturada e duradoura, melhorando assim a economia dos municípios e a qualidade de vida da população.
O Pró-Metrópole é composto por quatro núcleos territoriais na RMC, os quais têm o objetivo de permitir uma melhor organização e ordenamento das ações:
O Núcleo Territorial de Curitiba;
O Núcleo Territorial Central é composto pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais;
O Núcleo Territorial Norte (Vale do Ribeira) compreende os municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná;
O Núcleo Territorial Sul é composto por Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul.
Serviço
II Fórum Pró-Metrópole
Data: Sexta-feira (27/01)
Hora: 8h30 às 11h30
Local: Centro de Eventos Fiep – Auditório Mario de Mari, na Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico.
Inscrições podem ser feitas no link