A beleza arquitetônica de seis igrejas e de quatro monumentos que são marcas de Curitiba será realçada. Nos próximos meses, as edificações receberão equipamentos de iluminação cênica.
Os projetos de implantação dos novos sistemas foram apresentados nesta quinta-feira (15/4) ao prefeito Rafael Greca pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, pelo diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, pelo arquiteto Thales Sinhorini, pelo engenheiro eletricista Hugo Tanno e pelo técnico em iluminação Adalberto Fonseca, que fazem parte da equipe técnica do Departamento de Iluminação.
As intervenções destacarão os contornos e adornos das igrejas Imaculado Coração de Maria, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Rebouças; Nossa Senhora Auxiliadora, na Rua Martim Afonso, no São Francisco; Nossa Senhora das Mercês, na Avenida Manoel Ribas, nas Mercês; São José e Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade; Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, no Centro; e São Vicente de Paulo, na Avenida Jaime Reis, no São Francisco.
Também receberão os projetores de iluminação cênica o Portal de Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas; o Museu Municipal de Arte (MuMA), na Avenida República Argentina, no Portão; as gigantes esculturas da Praça 19 de Dezembro, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro; e a estrutura artística em concreto sobre o espelho de água da Praça 29 de Março, que é delimitada pelas ruas Martim Afonso, Brigadeiro Franco, Padre Anchieta e Desembargador Motta, nas Mercês.
“Até dezembro estarão concluídos os novos sistemas de iluminação cênica, quando nós teremos o Natal da retomada econômica e o prenúncio do ano de 2022, quando a Independência do Brasil completará dos 200 anos. Os monumentos poderão mudar a cor da sua iluminação de acordo com as campanhas temáticas de conscientização da sociedade, disse Greca.
"Ao mesmo tempo, eles darão mais beleza a Curitiba e vão reforçar o nosso apoio e valorização do comércio, da indústria, dos serviços, da gastronomia e do turismo depois da vacinação. Todos irão tirar o atraso provocado pela pandemia e teremos de novo uma cidade cheia de luz pulsando e vibrando como nós, filhos de Deus, merecemos”, completou o prefeito.
De acordo com a previsão do secretário, os serviços serão executados no decorrer deste ano e irão se somar a outros 44 locais significantes de Curitiba que já receberam, entre 2017 e 2020, equipamentos de iluminação cênica.
“É um trabalho de valorização da arquitetura, da história, das tradições e influências culturais recebidas pela gente que fez de Curitiba o que ela é hoje. A nova iluminação também favorece o potencial turístico das edificações”, apontou Rodrigo Rodrigues.
A exemplo do trabalho de iluminação cênica já realizado, é possível citar: Casa Romário Martins, no Largo da Ordem; Cine Passeio, na Rua Riachuelo; portais Passeio Público e a parte interna do parque; Memorial Árabe, na Praça Gibran Khalil Gibran; Memorial de Curitiba e seu Rio de Pinhões, no Centro; Tigre Esmagando a Cobra de João Turin e do Leão Alado de Veneza, ambos na Avenida Manoel Ribas; Memorial Ucraniano, no Parque Tingui; nova Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel, no Parque Barigui; Paço da Liberdade; Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes; e a estufa do Jardim Botânico.
Trabalho não para
Na apresentação ao prefeito, o diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Tony Malheiros, citou ainda que há outros serviços na área de iluminação cênica em andamento e para serem iniciados também neste ano.
Segundo o diretor, está em andamento e também em fase de planejamento a implantação de projetores em Ruas da Cidadania, em Faróis do Saber e da Inovação e em memoriais e praças que estão passando por obras. São locais que representam Curitiba em todos os cantos do mundo como cartões-postais da cidade e merecem total atenção.