Na noite desta terça-feira (26/9), a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, na Avenida Visconde de Guarapuava, no Batel, recebeu uma transformação luminosa que a tornou ainda mais atraente para fiéis e visitantes. A igreja erguida há mais de oito décadas em estilo renascentista e classificada como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) foi contemplada com um novo sistema de iluminação cênica de tecnologia LED, com o acendimento oficial realizado pelo prefeito Rafael Greca.
A inauguração contou com a presença da primeira-dama Margarita Sansone, do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. O prefeito foi recebido calorosamente pelo padre Pedro Renato Carlesso, por um grupo de paroquianos e moradores do bairro.
“Essa é a igreja dos casamentos, é a igreja do carinho das famílias de Curitiba, por essa santa do Carmelo que prometeu passar o seu tempo no céu derramando rosas sobre a terra. É com imensa alegria que meu coração de prefeito diz viva Santa Teresinha!”, disse Greca.
O prefeito contou que a igreja integra um grupo de aproximadamente 80 prédios históricos e monumentos da cidade já contemplados com iluminação cênica.
“Desses locais, 16 são igrejas, sete iluminadas neste ano. Estamos iluminando cenicamente as igrejas, desde as da região central até as mais distantes”, disse Greca.
Ao lado do padre, o prefeito contou a história da construção da igreja que foi idealizada pelo bispo fundador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dom Jerônimo Mazzarotto, após graça alcançada por Santa Teresinha e destacou a atuação do casal Paquita e Bernardo Pericás, avós da primeira-dama Margarita Sansone, que foram benfeitores na construção da igreja.
Iluminação monocromática
Imponente, a nova iluminação é monocromática e utiliza a luz para realçar os detalhes projetados inicialmente pelo arquiteto genovês Carlo Barontini. O início da construção foi no dia 11 de abril de 1937 com a execução finalizada pelo engenheiro e construtor João De Mio em 1939. As pinturas decorativas, quadros e figuras são de Paulo Köll, artista alemão.
Foram instalados 88 projetores, sendo 24 embutidos de piso, outros 64 projetores direcionáveis com temperaturas de cor que variam de 3000K a 5000K e potências entre 6W e 50W. Os equipamentos foram instalados de forma a marcar o ritmo dos pilares da construção, dar destaque aos elementos verticais da torre, além das imagens de santos, cruzes e rosácea que compõem a fachada principal.
Patrimônio histórico
Para Eduardo Pimentel, com a nova iluminação a Prefeitura de Curitiba valoriza e destaca o sentimento de pertencimento do cidadão em relação ao patrimônio histórico da cidade.
“Contribui para a valorização de nossa história e cultura. Estamos comprometidos em preservar e destacar nossos monumentos e prédios históricos, tornando Curitiba ainda mais atrativa e acolhedora”, explicou Eduardo Pimentel.
Emocionado, o padre Pedro Renato Carlesso falou sobre a importância do significado espiritual da luz para os católicos.
“A luz é sinal de vida, de redenção. No batizado, o cristão recebe a luz que é acesa com Círio Pascal e com isso o desafio de ser luz para o mundo. A nova iluminação cênica é um gesto de carinho e cuidado da Prefeitura de Curitiba para a igreja, para a nossa comunidade”, declarou o pároco.
A implantação do novo sistema de iluminação foi coordenada pelo departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), antes do início da concessão público-privada (PPP) prestada pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A.
“Todos os belíssimos elementos do tempo ficaram em evidência, reverenciando a fé e a cultura das famílias de imigrantes que construíram a cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Casamentos e batizados
Localizada no nº 4.787 da Avenida Visconde de Guarapuava, a igreja é muito procurada para casamentos e batizados, mas é sobretudo espaço de oração e comunhão.
Os paroquianos aprovaram a novidade.
“Essa igreja é nossa fortaleza, ponto de agregar e distribuir amor, cuidado e oração. Vê-la banhada de luz, ainda mais bonita, aviva e convida a comunidade a vir participar das missas, das ações desenvolvidas aqui”, contou a paroquiana Marzia Lorenzetti, integrante da Legião de Maria, grupo de oração que se dedica ao bem comum.
Mirian Daitchmann, também paroquiana e integrante da Legião de Maria, agradeceu ao prefeito pelas melhorias.
“Como está cercada por arranha-céus, a antiga iluminação não valorizava a igreja que estava até meio apagada.Agora está destacada, é um ponto de fé, mas também importante ponto turístico para a nossa cidade”, disse Mirian.
Programa de Iluminação Cênica
Os trabalhos integram a segunda etapa do programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba e do programa Rosto da Cidade. Além da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus outras seis igrejas e três monumentos estão sendo contemplados nesta etapa.
Outros espaços da cidade, como a Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani, no Barreirinha, o Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Campo Comprido), as igrejas Ortodoxa Antioquina São Jorge (Mercês) e Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio, no Mercês, a Igreja Sant’Ana (Abranches), a igreja Santo Antônio de Orleans, no Orleans, além da Fonte do Memorial Paranista (Parque São Lourenço), e Museu do Automóvel e chaminé do Barigui (Mercês) também receberam nova iluminação.
São mais de 80 locais já beneficiados desde o início do programa.
Turismo e atividades comerciais
Com a inclusão desses espaços no programa a Prefeitura de Curitiba amplia estratégias de valorização do patrimônio histórico. A iniciativa visa estimular o sentimento de pertencimento, a preservação dos locais públicos, impulsionar o turismo e fortalecer as atividades comerciais no entorno desses pontos.
Também participaram da cerimônia de acendimento da nova iluminação a administradora da regional Matriz, Rafaela Lupion e o vereador Alexandre Leprevost, o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros e Thales Sinhorini, arquiteto do Departamento de Iluminação Pública da Smop.