Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Recicladores da melhor idade

Idosos arrecadam mais de 23 mil unidades de lixo eletrônico e alumínio

Prefeito Rafael Greca acompanhado do Secretário de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, da Administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion e Vereadores, encerra festivamente a Gincana da Sustentabilidade. Curitiba, 14/08/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Foi encerrada oficialmente nesta segunda-feira (14/8) a Gincana da Sustentabilidade em uma solenidade no Palácio 29 de Março que contou com a presença do prefeito Rafael Greca. A gincana reuniu alunos idosos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), de todas as regionais.

“Nós temos 500 famílias que vivem do material reciclado em Curitiba e essa ação vai beneficiar a todas elas. Hoje temos cadeias produtivas de lixo reciclado, tudo pode ser reaproveitado. Vocês acabaram criando um grupo de recicladores da melhor idade, realçaram o nome da nossa cidade com um lindo exemplo de sustentabilidade”, declarou Greca.

Greca ainda lembrou do início do Câmbio Verde, na década de 90, o lançamento da Família Folhas e a indústria da reciclagem como riquezas de Curitiba.

Cidadania e sustentabilidade

A gincana reuniu alunos idosos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), de todas as regionais, no período de 31 de julho a 4 de agosto, em um movimento de conscientização e ação ambiental que tomou conta da cidade. A ação que tinha o objetivo da coleta responsável de lixo eletrônico e alumínio foi uma parceria entre a Smelj e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

As equipes conseguiram recolher a relevante quantidade de 23.339 unidades desses resíduos, que muitas vezes são descartados de forma inadequada, causando impactos negativos ao meio ambiente. Cada peça arrecadada somava um ponto específico para a gincana.

“Nós unimos o esporte com a sustentabilidade ao reunir todo esse lixo eletrônico, vocês auxiliaram para que o descarte fosse feito de forma correta e ainda geraram renda para as comunidades de recicladores”, agradeceu Carlos Eduardo Pijak Jr, secretário da Smelj.

O material coletado durante a gincana foi recolhido pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Programa Ecocidadão. Além de assegurar a destinação apropriada dos resíduos, o programa desempenha um papel vital na geração de renda para cooperativas de reciclagem.

As regionais que mais arrecadaram foram Cajuru, com 299.615 pontos, Matriz, com 280.320, e o Bairro Novo, com 212.615 pontos. Cabe destacar ainda, a ordem de classificação na sequência das demais regionais: Boqueirão, Portão, Pinheirinho, Boa Vista, CIC, Tatuquara e Santa Felicidade.

Peças recolhidas: 78 notebooks, 142 monitores, 138 CPUs, 145 televisores, 148 impressoras, 5.411 latas de alumínio, 19.646 pilhas e baterias, 234 mouses, 206 teclados, 318 caixas de som, 628 toners, 14 fax, 99 aparelhos de CD, 225 aparelhos de DVD, 122 máquinas fotográficas, 358 telefones fixos e 838 celulares.

Delegação formada

Durante o evento foram conhecidos os nomes dos 90 alunos que vão compor a delegação de Curitiba nos Jogos da Integração dos Idosos, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte do Paraná de 28 a 31 de agosto, em Pontal do Paraná. A viagem com todas as despesas pagas pela Prefeitura de Curitiba foi o prêmio dado aos participantes.

Foram selecionados 36 alunos do Cajuru, regional campeã; 26 alunos da Regional Matriz; 21 alunos do Bairro Novo; e mais 2 professores de cada regional. O critério para a seleção foram os alunos que mais pontuaram, entre as campeãs.

Sueli do Rocio Osório Domingues, 68 anos, foi a aluna campeã, com 43 mil pontos. Ela conta que encheu dois carros com equipamentos diversos, entre eles cinco TVs e mais de 700 pilhas.

“Eu fiquei animada, bati na casa dos meus vizinhos e mobilizei minhas amigas”, comemora. Sueli é aluna de ginástica, atividade que faz há 4 anos, na Regional Cajuru. 

Quem também estava animada com a viagem era Stela Maris, aluna da Praça Ouvidor Pardinho. “Antigamente reciclar era coisa de pobre, de quem não tinha dinheiro para comprar coisas novas. Hoje todos nós estamos reciclando, a natureza precisa da nossa ajuda”, salienta.

Também participaram do evento os vereadores Bruno Pessutti, Mauro Bobato, Tânia Guerreiro e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion. 

Em alta