Em palestra para idosos no auditório do Hospital Cardiológico Constantini, no bairro Vila Izabel, em Curitiba, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, reforçou a importância das atividades físicas regulares e dos cuidados preventivos com a saúde em todas as faixas-etárias. O evento faz parte da programação da Semana de Combate ao Sedentarismo da Prefeitura de Curitiba.
“Nós estamos em uma semana intensa de atividades para conscientizar as pessoas de todas as idades sobre cuidados regulares com a saúde, a importância de atividades físicas regulares, práticas esportivas, orientações para o combate ao sedentarismo, contra o tabagismo e também contra a dengue”, disse.
A Semana de Combate ao Sedentarismo vai até este sábado (16/10) com várias atividades simultâneas na cidade de conscientização, esporte e orientações de saúde em diferentes locais e espaços sociais.
Contra a dengue
Na apresentação, Eduardo Pimentel alertou o público sobre a importância dos cuidados contra a dengue e reforçou o apoio do Hospital Constantini e do Instituto Constantini para o desenvolvimento das ações programadas na Semana de Combate ao Sedentarismo.
“É muito importante que cada um faça a sua parte, poder público e sociedade, para combater a dengue, nos avisem (ao município) pelo telefone ou app 156 (Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Curitiba) para o controle da doença, ou por meio das nossas administrações regionais, para combatermos o mosquito”, destacou.
Esclarecimento
Segundo alertou Eduardo Pimentel na palestra, existem dois mitos importantes para combater sobre o mosquito da dengue.
“A larva do mosquito (da dengue) se desenvolve na água limpa e não somente na suja. E outra, o inverno não mata mais a larva. Então, nós precisamos intensificar o combater ao mosquito, cada um fazer a sua parte. Esse é um aviso importante para nós comunicarmos às comunidades do bairro”, frisou.
Parceria social
Eduardo Pimentel ressaltou o agradecimento ao Hospital Constantini. "Quero agradecer pela oportunidade, pelo cuidado, por abrir as portas para a sociedade. Nossa equipe, as secretarias municipais do Esporte e Lazer, da Saúde, da Educação, todos estão empenhados em conscientizar as pessoas sobre os cuidados preventivos para a saúde”, destacou.
Participaram ainda o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, e o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha.
Palestra motivadora
A Semana de Combate ao Sedentarismo e a palestra de Eduardo Pimentel foram avaliados de maneira positiva pela pedagoga aposentada Ana Gudz Verza, de 69 anos.
Recentemente, Ana se recuperou de um infarto e passou, com isso, a cuidar com mais recorrência da saúde, com caminhadas e, principalmente, melhor alimentação. Sobre a mudança comportamental, também reforçou a importância do esclarecimento social e as informações disponíveis para a população ante os cuidados necessários para manter a saúde em todas as idades e fases da vida.
“Toda evento como esse e toda campanha de conscientização são ações muito importantes, sobretudo para as pessoas evitarem problemas graves de saúde no futuro. Estou gostando muito da palestra aqui e a explicação do vice-prefeito foi bastante clara, nítida e traz muito incentivo”, afirmou.
Ação pela saúde
A Semana de Combate ao Sedentarismo é promovida pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smelj), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
A ação também conta com apoio do Hospital Cardiológico Constantini e do Instituto Constanini de Estudo e Pesquisa.
A programação termina neste sábado (16/2) com aulas especiais de hidroginástica dentro do Viva o Sábado, nos centros de esporte e lazer com piscina. As aulas estão programadas para começar às 16h.