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BALANÇO 8 ANOS

ICS reforça qualidade do atendimento médico e odontológico para os servidores de Curitiba

ICS reforça investimentos para ampliar qualidade do atendimento aos servidores de Curitiba. Foto: Divulgação

Com cerca de 77 mil beneficiários, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de Saúde dos servidores da Prefeitura, investe continuamente em melhorias em infraestrutura, recursos tecnológicos, ampliação de recursos humanos e da rede credenciada para assegurar a qualidade dos atendimentos médico, hospitalar e odontológico ofertados a servidores ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes. No total, 84% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas têm planos de planos de saúde do ICS para si e familiares próximos.

Estrutura renovada

Em oito anos, a gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardom Pimentel abriu novos espaços no ICS para bem atender os servidores. Houve reestruturação do Centro de Saúde; abertura do Auditório Jaime Lerner, criação do espaço Conviver Curitibinhas na ala pediátrica e do Espaço Cultural ICS, além de estacionamento privativo para beneficiários.

Também foi feita a instalação de painéis fotovoltaicos na sede do Rebouças, que vai produzir 100% da energia elétrica consumida no local.

Reconhecimento

Em 2022, o ICS conquistou a maior nota da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela qualidade dos serviços.

Gestão inteligente e inovadora

Com mais 25 mil downloads, o aplicativo do ICS contribui para a redução no absenteísmo nas consultas, assim como o Portal do instituto, que foi reformulado.

Os usuários também passaram a contar com outras facilidades, como a liberação de exames por telefone e WhatsApp e o Fale com o ICS, canal de comunicação via telefone ou portal do ICS.

O ICS também testou o monitoramento de dados vitais dos beneficiários com relógios inteligentes e o Smart Moov, unidade de atendimento móvel para serviços.

Enfrentamento à covid

Decisões rápidas foram tomadas durante a pandemia de covid-19, como o teleatendimento para consultas e entrega de receitas on-line e busca ativa por telefone de beneficiários acima de 60 anos para acompanhamento de sua saúde.

No pós-pandemia, mais de 5 mil pessoas foram atendidas nos programas como o Força e Equilíbrio, o Cuidado Integral, o Boa Vida, Gestante Saudável e o de Atenção ao Beneficiário com TEA.

Apoio ao paciente

Entre os serviços e ações que contribuem para a saúde do servidor, foi criado o Programa Oncovida, de assistência ao paciente em tratamento de câncer, e ampliada a rede hospitalar e a contratação de especialistas em Cardiologia, Neurologia e Reumatologia.

Outras realizações em 8 anos


  • A instituição foi uma das primeiras do Brasil a atender e utilizar integralmente todas as exigências da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
  • Reestruturação do Programa de Assistência ao Beneficiário com Deficiência (PABPD).
  • A Escolinha ICS, com vídeos sobre Saúde Infantil.
  • Mutirões de autocuidado, prevenção de doenças, exames de rotina.
  • Procedimentos de prevenção, profilaxia em Odontologia aos beneficiários sem coparticipação.
  • Mais serviços: ambulatório de tratamento de feridas; programa de prevenção e tratamento de câncer de pele; acupuntura; drenagem linfática; programa Cuidado Integral para pacientes internados com cuidados intensivos; Clube de Benefícios ICS + Vantagens.


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