O ano que marcou o arrefecimento da pandemia da covid-19 também representou a retomada dos programas de saúde preventiva voltada aos beneficiários do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde do servidor do município de Curitiba, que conta com mais de 77 mil beneficiários.
2022 ainda ficou marcado pela melhor nota já concedida na história do instituto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A avaliação da agência mede a qualidade dos serviços, pelo Monitoramento do Risco Assistencial, que tem por objetivo a prevenção de situações que coloquem em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento aos beneficiários.
Para o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, a classificação (de 0,9757 em um máximo de 1,0) é resultado do trabalho sério e integrado, no cumprimento das determinações do prefeito Rafael Greca.
“Nosso objetivo é proporcionar aos beneficiários o melhor plano de saúde do Brasil e é isso que estamos buscando diariamente”, afirma.
Rede ampliada
Entre as medidas tomadas ao longo do ano estiveram a ampliação da rede de atendimento para os beneficiários e seus dependentes. O atendimento ambulatorial e hospitalar pediátrico ganhou o reforço do Hospital Erastinho, no Jardim das Américas, especializado em oncopediatria.
Desde o começo de fevereiro, os beneficiários têm à disposição novos recursos oferecidos pelo Laboratório Lanac, Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba e Hospital IPO – Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia.
Melhorias no atendimento
Um novo canal de comunicação, lançado neste ano, tornou mais simples a resolução de dúvidas, recebimento de informações e registro de reclamações. O Fale com o ICS está disponível pelo telefone ou pela internet.
“O canal de atendimento comprova nossos esforços na desburocratização do ICS e busca por mais qualidade na nossa comunicação”, diz o diretor-presidente da instituição. “Com a implantação do serviço, estamos disponíveis onde quer que o usuário precise.”
Caso o beneficiário não tenha seu problema ou dúvida resolvidos pelo Fale com o ICS, ele será encaminhado para a Ouvidoria, onde deverá informar o número do protocolo do primeiro atendimento realizado. Posteriormente, a Ouvidoria atuará para solucionar o problema exposto. A Ouvidoria atende pelo telefone (41) 3330-6067, presencialmente e pela internet.
O novo serviço faz parte de uma série de melhorias implantadas pelo ICS recentemente. Entre elas, as de infraestrutura no Centro de Saúde do Instituto, no Rebouças, que ganhou a instalação de um café. O estacionamento foi revitalizado; os consultórios, reformados; além do novo auditório Beneficiário Jaime Lerner e da Central de Relacionamento com os Beneficiários.
Cuidado e prevenção
Para manter a saúde em dia, é fundamental investir em ações primárias e de prevenção.
Foi com esse foco que programas como o Força e Equilíbrio, Vida Melhor, Vida Saudável e o Oncovida — de exercícios funcionais, voltado para a terceira idade, contra a obesidade e de tratamento do câncer, respectivamente —, foram reativados e ampliados em 2022.
Feliz com os retornos, a aposentada da Educação do município Josélia Ciola já participava do Força e Equilíbrio quando o programa teve início, em 2019.
“Temos que aproveitar mais uma oportunidade de cuidar da saúde e socializar”, relata ela, que também participa do Programa Boa Vida.
Também para manter a qualidade de vida, o ICS promoveu em março (Mês da Mulher), visando a saúde da mulher, exames de bioimpedância, que avaliam a composição corporal (músculo, ossos, gordura, água) de forma gratuita.
“O exame de bioimpedância consegue avaliar a composição corporal e nos permite entender o que cada uma pode fazer para ter mais saúde”, afirma a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais, Marina Bueno. Ela lembra que, durante a pandemia, os afazeres das mulheres aumentaram. “Muitas tiraram a atividade física da sua rotina”, comenta.
Mais cuidados
A professora aposentada Renildes Angela Chiquito fez o exame após passar por uma cirurgia bariátrica no ano passado e, agora, faz o acompanhamento necessário para que possa permanecer saudável. Desde que se aposentou, há três anos, ela tem dedicado mais tempo aos cuidados com a sua saúde. “Depois que me aposentei passei a me cuidar mais”, comentou.
Já pelo Oncovida, estruturado no ano passado, o atendimento é feito a cerca de dez pacientes por mês, predominantemente dos cânceres de mama, pele e próstata.
Enfermeira do serviço, Geisla Izabeli Gonçalves Sommerfeld destaca que entre as principais vantagens da abordagem é o elo que o paciente e a sua família estabelecem com os profissionais.
“Há muita ansiedade e incerteza durante a investigação, diagnóstico e tratamento, principalmente entre as mulheres que passam por esse processo com o câncer de mama”, constata. “Se o paciente e os familiares sabem que têm com quem conversar e com quem contar nesse momento, fica mais fácil”, completa.
Outra vantagem, reforça Geisla, é a presença do enfermeiro navegador, profissional responsável por assegurar que o paciente vai passar por todas as etapas do tratamento — consultas, biópsias, exames, cirurgias e medicações de forma segura e no tempo correto.
O Oncovida oferece acompanhamento de fisioterapia, nutrição, farmácia e psicologia, tudo sem custo adicional para o beneficiário.
Para a aposentada do município Eliane Helena Natal, que trata um câncer das vias biliares há um ano e dois meses, o acompanhamento do Oncovida faz a diferença. Segundo ela, o mais importante é perceber que “não está sozinha”.
Todos os beneficiários do ICS diagnosticados com câncer são elegíveis para o Programa Oncovida.
Destaques do ICS em 2022
- Ampliação da rede credenciada
- Maior nota da história do plano em avaliação da ANS
- Mais de 320 mil consultas na rede credenciada e ICS
- Mais de 1 milhão de exames solicitados