O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) apresentou nesta quinta-feira (9/2) seu planejamento estratégico, com metas até 2030. A apresentação reuniu, no Qoya Hotel, no bairro Batel, representantes dos clientes atendidos pelo ICI e outras autoridades.
O prefeito Rafael Greca prestigiou a cerimônia de apresentação e destacou o papel do ICI nas diversas iniciativas que contribuem para que Curitiba seja considerada uma cidade inteligente.
“O ICI é um patrimônio e nos auxilia no desenvolvimento de recursos como o Saúde Já, além dos diversos aplicativos que passam desde o prontuário médico até o controle do sistema de arrecadação e recursos, como a Muralha Digital, que agora tem câmeras corporais. Vemos o avanço da cidade e queremos multiplicá-lo cada vez mais”, afirmou Greca, que destacou ainda sua expectativa em relação à realização da Smart City Expo Curitiba 2023, de 22 a 24 de março.
O presidente do Conselho de Administração do ICI, Lincoln Paulo Martins Moreira, disse que a Prefeitura é o maior cliente do instituto. “Pela primeira vez em nossa história de 25 anos estamos construindo nosso planejamento estratégico de longo prazo. Esta Prefeitura, comprovadamente, reconhece a importância da tecnologia e nos ajuda a crescer. A construção do planejamento estratégico, com metas até 2030, teve a participação de todos os colaboradores da casa."
O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, destacou que o ICI apoia diversas secretarias nas suas iniciativas e é parceiro do Smart City Expo Curitiba 2023. Ele fez uma retrospectiva dos desafios enfrentados pela cidade desde 2017, primeiro ano do mandato do prefeito Rafael Greca.
“Não tínhamos dinheiro em caixa, nem para pagar nossos fornecedores, nem a folha de pagamento e nem custeio. A cidade foi se recuperando, superou as dificuldades. Hoje, Curitiba é uma das sete comunidades mais inteligentes, é a cidade mais inteligente do Brasil”, afirmou Jarschel.
Presenças
Além do presidente do ICI, Alexandre Amorim, de dirigentes e gestores do instituto, participaram do evento a primeira vice-presidente do Tribunal de Justiça, Joeci Machado Camargo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Carlos Valter Martins Pedro, secretários de prefeituras atendidas pelo ICI, parceiros e universidades.
Dentre os representantes da Prefeitura de Curitiba, participaram a secretária da Comunicação Social, Cinthia Amador Genguini, o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, a secretária da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, os presidentes do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Ary Gil Piovesan, e da CuritibaPrev – Aprev do Servidor, Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba, José Luiz Costa Taborda Rauen.