Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ampliação

Hospital Municipal do Idoso quadruplica oferta de exames de eletroencefalograma para o SUS de Curitiba

Hospital do Idoso quadruplica oferta de exames de eletroencefalograma para o SUS de Curitiba. Foto: Rosilaine de Oliveira/Feas

Em dois meses, o Hospital Municipal do Idoso aumentou de 30 para 120 exames por mês a capacidade do serviço de eletroencefalograma. Os exames estão disponíveis para pacientes do próprio hospital e para aqueles que aguardam a vez na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O serviço começou a funcionar em dezembro, depois que foi adquirido o equipamento que permite investigar problemas neurológicos.

Investimento

O investimento foi de R$ 51 mil, fruto de receitas próprias da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), que administra o hospital.

O agendamento dos pacientes encaminhados pela SMS é feito pelo Núcleo de Atenção Especializada (NAE) da Feas.Desde a criação do serviço, o NAE passou a agendar exames de segunda a sexta, em período integral, e nas manhãs de sábado.

“O horário ampliado trouxe mais agilidade no atendimento à área da neurologia", disse a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, "e vai nos ajudar a zerar as filas de espera de exames nos próximos meses."

A oferta do exame no hospital beneficiou a dona de casa Rosane Ramos Piaz, que investiga problemas neurológicos. Vítima de um acidente com trauma, Rosane relatou episódios de convulsão e desmaio. Agora, espera que o resultado do exame a ajude a buscar o melhor tratamento.

Meta

A meta da Feas é oferecer de 200 a 250 exames por mês para o público externo, além dos pacientes do hospital.

Antes da compra do eletroencefalógrafo, os pacientes eram levados para fazer os exames em outros hospitais. De dois meses para cá, graças ao equipamento e à equipe, o Hospital do Idoso passou a fazer diagnósticos na área.

Em alta