Você sabia que também pode contribuir com o processo de arborização da cidade e ajudar na preservação do meio ambiente? Isso é possível fazendo o plantio das mudas distribuídas gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Curitiba, no projeto Meio Milhão de Árvores para Curitiba, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O prefeito Eduardo Pimentel quer tornar a cidade ainda mais verde e arborizada até 2028. O objetivo do programa é plantar 500 mil árvores nos quatro anos de gestão, com a participação e a ajuda dos moradores.
“São mudas de árvores de diversas espécies nativas e frutíferas. Venha, busque a planta para o seu quintal. Deixe sua casa mais bonita e contribua para que Curitiba continue sendo a capital da sustentabilidade”, destacou o prefeito durante o lançamento do projeto Meio Milhão de Árvores para Curitiba, em fevereiro, na Regional do Bairro Novo.
Desde o início do projeto, o município já distribuiu mais de 30 mil mudas para a população, que são cultivadas no berçário das árvores de Curitiba, o Horto Municipal da Barreirinha.
O Horto da Barreirinha foi criado há mais de 60 anos e produz anualmente mais de 150 mil mudas, de 185 espécies nativas e frutíferas, utilizadas na arborização da cidade e em projetos ambientais como o Meio Milhão de Árvores para Curitiba.
O chefe da Divisão de Produção e Plantio de Árvores, Roberto Salgueiro, explica que as mudas que serão distribuídas para os moradores nos próximos quatro anos são cultivadas na área de 125 mil metros quadrados do Horto Municipal.
“É muito gratificante participar de todo esse processo há mais de 46 anos. Curitiba é bem arborizada e cada plantio tem uma história. É o amor pela natureza, pelas árvores, que me trouxe até aqui. Quero que outras pessoas plantem essas mudas nas suas casas e nos quintais e cuidem com amor dessas árvores que saem daqui”, afirmou categoricamente Salgueiro.
No quintal de casa
As mudas de pitanga e uvaia produzidas no local foram parar no quintal da casa do aposentado Valdevino de Oliveira, no Caximba. Ele ganhou as plantas na Regional do Tatuquara, e assim que chegou em casa, não perdeu tempo, e foi fazer o plantio.
“Aproveito sempre essas entregas para buscar as mudas para fazer o plantio no quintal de casa, e o melhor é que são gratuitas. Se tivesse que comprar sairia muito caro. Eu sei que é uma contribuição que estou dando para a natureza. Com o desmatamento que existe hoje, é importante ajudar a recompor o que a natureza já perdeu. Quem tem um espaço em casa tem que aproveitar, porque vai fazer um bem para o meio ambiente com toda certeza”, destacou Oliveira.
A próxima distribuição de mudas no município será realizada nos dias 29 e 30 de abril, nas dez administrações regionais.
A produção de mudas no Horto da Barreirinha atende também programas de recuperação de mananciais e nascentes, fundos de vale, áreas verdes degradadas, programas de educação ambiental, e é voltada principalmente para a arborização urbana, para o plantio de árvores nas ruas, calçadas, praças, parques, jardinetes, nas escolas, unidades de saúde, entre outros equipamentos públicos do município.
Quatro anos de cuidados
Salgueiro explicou que o desenvolvimento das mudas tem diferentes fases nos viveiros do Horto. Todas exigem um tratamento especial e bastante cuidadoso, um processo longo que leva em torno de quatro anos, até que elas estejam prontas para serem plantadas na cidade.
“Tudo começa com a coleta e o beneficiamento das sementes. Fazemos a semeadura e, após a germinação, transferimos para os pacotinhos, até que a planta alcance 50 centímetros. Daí em diante, essa muda vai sendo trocada para vasos maiores à medida que se desenvolve, até atingir o padrão da arborização viária, com mais de dois metros de altura. Esse processo leva em torno de quatro anos, uma tarefa que deve ser desempenhada cuidadosamente e com carinho. Fazemos a poda, a adubação, amarramos as estacas, dosamos a quantidade de água ideal, até que a árvore esteja pronta para sair daqui e ser plantada no grande viveiro que é a cidade de Curitiba”, explicou Salgueiro.
A jardineira Iracema Jordão participa de todo esse processo de produção de árvores para Curitiba. Agora, ela faz com todo cuidado o trabalho de repicagem das sementes germinadas, uma técnica que faz a transferência das mudinhas para outro recipiente, para que elas continuem a crescer. Para Iracema, que trabalha no Horto Municipal da Barreirinha há mais de cinco anos, é uma felicidade colaborar com a preservação do meio ambiente e ajudar a tornar Curitiba uma das cidades mais arborizadas do país. “É uma satisfação deixar Curitiba mais verde e cuidar da natureza na cidade”, afirmou.