Recentemente revitalizada pela Prefeitura, a Horta Comunitária Santa Cecília II, no Tatuquara, está repleta de verduras e temperos que são colhidos pelos moradores que cuidam do local. Com a parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Eletrobras/Eletrosul, foram instalados 250 canteiros de verduras em uma área de sete mil metros quadrados, embaixo das torres de tensão elétrica.
Com a requalificação, a horta ganhou mais sementes, adubo e tratamento da terra, e os canteiros cheios de alface, beterraba, salsinha, cebolinha, repolho, couve, brócolis e cebola.
Integração
Atualmente, 26 pessoas cuidam da horta comunitária e plantam nos canteiros. O local é um espaço de integração e também de segurança alimentar. Cleozir dos Santos é o coordenador da horta e todos os dias vai ver como estão os canteiros.
“Isso para nós é uma terapia. Aqui na horta temos todos os tipos de verduras”, afirmou Celozir, que há 30 anos saiu de Campo Mourão, onde plantava tomates.
A moradora Elza Belo Fernandes, de 74 anos, também tem um canteiro na horta comunitária. “Quando estamos nervosos é bom mexer na terra para relaxar. É uma distração e uma terapia. Venho, três vezes por semana na horta e dou as verduras para os vizinhos também”, disse.