Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Cajuru

Horta Marumbi, no Uberaba, ganha primeiro plantio de hortaliças

Horta Comunitária do Marumbi. Curitiba, 19/11/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

A Horta Comunitária Marumbi, no Uberaba, ganhou na tarde desta terça-feira (19/11) o primeiro plantio, realizando o sonho da comunidade de ver o projeto ganhar vida. A horta é uma parceira da Prefeitura com a Copel, com apoio dos moradores.

É a primeira horta comunitária do Uberaba e está instalada no terreno de 3 mil m² cedido pela companhia de energia elétrica para atender 32 famílias, que são responsáveis pelo plantio de hortaliças e leguminosas.

Elas terão o apoio técnico da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nurtricional, que vai orientar o plantio e fornecer as mudas e os insumos, como adubo e calcário. 

“É a primeira horta da cidade em parceria com a Copel. Foi um espaço muito esperado pelos moradores”, disse a chefe do núcleo da secretaria na Regional Cajuru, Mabel Tevah.

Para o aposentado Orlando Alves Ribeiro, 71 anos, é a oportunidade de voltar a mexer na terra, agora como terapia e não como trabalho.

“Plantei muito na lavoura e agora vou plantar hortaliças. O que for além do que eu e minha mulher consumirmos, vou doar para quem quiser”, disse Orlando.

Ele elogia o formato de hortas comunitárias adotado pela Prefeitura. “É muito bom ter um lugar para cultivar em grupo, com apoio de quem entende da terra”, falou. 

A aposentada Elides Garbelltti Santa Rosa, 77 anos, também está fazendo os últimos ajustes no seu canteiro. “Quero ter couve, entre outras coisas. E venho mais para ter uma atividade para passar o dia, mas, para muitos, a horta vai ser uma fonte de alimento saudável”, disse.

Além do plantio no primeiro canteiro, a equipe técnica da secretaria ministrou uma aula prática de plantio aos hortelões e foi feita a eleição do coordenador do local, além de serem discutidas as regras de funcionamento da horta. 

Segurança

O terreno sob às torres de alta tensão. “Por isso, entre as regras de segurança, os hortelões se comprometem a não frequentar a horta em dia de garoa ou chuva”, contou Mabel.

Antes de a parceria ser firmada, havia o plantio de vegetais feito informalmente pelos moradores para que o local deixasse de ser um ponto de descarte indevido de lixo. Agora, a proposta é que possam ir além e, tenham excedente nas colheitas dos produtos da agricultura natural para doação ou comercialização. 
O presidente da Associação de moradores e amigos de Horta Marumbi, Waldeci Xavier de Oliveira, também comemora o início dos trabalhos na horta. "Foi um longo processo para transformar esse locam em uma horta comunitária. Será uma alegria ver, em breve, tudo coberto do verde das hortaliças", fala.

Mais hortas na região

A Horta Comunitária Marumbi é a segunda na Regional Cajuru. Ela se une à Horta Comunitária Cajuru, que em julho completou dois anos e atende a 24 famílias em 1 mil m², uma parceria da Prefeitura com a Rumo Logística.

A regional também é sede da Fazenda Urbana, que fica ao lado do Mercado Regional do Cajuru.

Em alta