Curitiba abriu nesta segunda-feira (4/11) a campanha Novembro Azul 2024, que promove a saúde integral do homem, com uma caminhada no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Encabeçada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), a campanha adotou o mote Homem de Atitude Cuida de sua Saúde, estimulando a população masculina a adotar uma postura preventiva e hábitos saudáveis.
“O Novembro Azul é uma oportunidade para lembrar aos homens que é preciso cuidar da saúde de forma integral, com hábitos saudáveis, prática de atividade física e a visita periódica à uma unidade de saúde para exames preventivos”, disse o diretor de atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde, Cleverson Fragoso.
Com uma agenda social forte, a ACP promove campanhas de interesse público em parceria com diversas entidades públicas e privadas. Entre elas, Outubro Rosa, dirigida às mulheres, e Novembro Azul, aos homens.
Na abertura do evento e como forma de incentivo aos homens, o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, apresentou seus exames preventivos em dia mostrando a guia de compromissos de saúde agendados.
“Nós homens temos o péssimo hábito de só ir ao médico quando já temos algo grave e assim perdemos a saúde por não estarmos atentos aos cuidados necessários”, disse Deggerone. “Assuma o compromisso com você”, recomendou.
Vestido com a camiseta da campanha, o consultor comercial Anderson Munhoz, de 39 anos, participou da caminhada por considerar importante estimular a mudança de comportamento da maioria dos homens.
“O movimento é importante porque nos faz refletir sobre saúde física e mental e também sobre como combater preconceitos estabelecidos. Temos que mudar e dar exemplos mais positivos para nossos filhos”, disse Anderson, que tem um filho de 9 anos.
Estiveram no evento representantes dos conselhos de classe de Enfermagem (Coren-PR), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito8), Farmácia (CRF-PR), Medicina (CRM-PR) e Educação Física (Cref-PR), profissionais da Guarda Municipal, das secretarias Municipal e Estadual da Saúde, entre outras entidades parceiras.
Novembro Azul
Em novembro, a Prefeitura vai iluminar a estufa do Jardim Botânico, o Museu Municipal de Arte (MuMa), o Museu do Automóvel e a Torre de Cronometragem do Parque Náutico com a cor azul. Além da campanha da saúde integral do homem, a Prefeitura aderiu à Campanha 24 horas pelo Diabetes 2024 (23 de novembro), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que também é simbolizada pela cor azul.
Orientações
Os homens devem ficar atentos a sinais que podem indicar problemas de saúde e manter uma atitude preventiva.
- Pratique atividade física regularmente;
- Evite o uso de cigarros, a ingestão de bebida alcoólica em excesso e o uso de drogas;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Faça exames preventivos regularmente;
- Cuide de sua saúde bucal;
- Se estiverem esperando um bebê, sua participação no pré-natal é muito importante para o seu filho e sua família;
- Mantenha sua carteira de vacinação em dia; A vacina do HPV está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos;
- Nos casos de: dificuldade para urinar, demora em começar ou terminar de urinar, urina com sangue, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes que o habitual durante o dia ou a noite, procure um serviço de saúde. Esses sinais podem indicar problemas na próstata.
- A população LGBTI+ também deve estar atenta aos cuidados preventivos do câncer de próstata, especialmente os homens gay, bissexuais e mulheres trans.
- A paternidade traz satisfações e desafios. Com cuidado, amor, dedicação e compreensão você saberá lidar com todos eles, principalmente com a saúde em dia!
- Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para cuidar de sua saúde.
- Em Curitiba, o primeiro atendimento com a enfermagem ou o odontológico podem ser agendados pelo Aplicativo Saúde Já
- No app também é possível verificar se existe alguma vacina em atraso
- Caso tenha sintomas leves, como dor de cabeça, mal-estar geral, dores abdominais, entre outros sintomas, ligue para a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000. Você será atendido por um profissional de saúde por telefone e, caso necessário, poderá fazer uma videoconsulta com médico da Secretaria Municipal de Saúde pelo App Saúde Já.