Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
40ª Oficina de Música

Homenagens a Paulinho da Viola e Waldir Azevedo encerram a Oficina de MPB de Curitiba

Teresa Cristina e Orquestra encerram a Oficina de MPB com homenagem a Paulinho da Viola. - Créditos: Cido Marques / FCC

Dois grandes compositores da Música Popular Brasileira foram homenageados no encerramento da Oficina de MPB, na noite deste sábado (4/2), no Teatro Guaíra:  o compositor e cavaquinhista, Waldir Azevedo (janeiro de 1923 - setembro de 1980) autor de choros conhecidos como Pedacinho do céu e Brasileirinho e, o cantor e compositor, Paulinho da Viola que completou 80 anos em novembro do ano passado.

Para homenagear os ícones da MPB, o diretor artístico da Oficina de Música Popular Brasileira, João Egashira convidou a cantora carioca, Teresa Cristina que dividiu o palco com a Orquestra da Oficina formada por alunos e professores.

A cantora, emocionada, agradeceu o convite. Ela conta que cantar Paulinho da Viola com uma orquestra, sempre foi um sonho.
“Quando veio esse convite, na comemoração dos 40 anos da Oficina, foi um presente. Cantar essas músicas com toda essa orquestração, todo esse refinamento, foi uma grande felicidade”.

Teresa Cristina também ficou encantada com o público. “Ver esse Teatro lotado é a felicidade que todo artista merece, eu agradeço a Curitiba e à Oficina”, disse a cantora.

O show teve a direção de Egashira, que também dirige a Orquestra à Base de Corda. “Esse concerto expressa o que é a Oficina de Música de Curitiba; um encontro de professores, alunos, uma grande artista e a plateia. Chegamos ao final de mais um ciclo de muito aprendizado e de celebração da música que é uma só, porque sai de dentro do coração para o nosso público. São 40 anos de amor à música”, comemora o músico.

Referência no samba e pagode

Na plateia gente que entende de samba. Kauhana Aguiar é percussionista da Banda Pagode da Sasa, que participou pela segunda vez da Oficina, este ano, no curso pandeiro e suas possibilidades, com a percussionista  Larissa Umaytá. “Ela é para mim, uma grande referência do pagode e de samba. É uma honra fazer esta Oficina e ter a oportunidade de prestigiar grandes artistas”, conta Kauhana. Ela estava acompanhada do pai que também é percussionista. Adilson de Paula Aguiar que já acompanhou grandes nomes do samba como Elza Soares, Martinho da Vila e Jair Rodrigues, elogia a Oficina de Música. “É uma maravilha. As pessoas não têm ideia do que tem em Curitiba em matéria de samba e a Oficina dá essa visibilidade aos músicos locais e permite ao público ver de perto grandes nomes do samba”, comemora.

Os 100 anos de Waldir Azevedo

Um dos nomes mais conhecidos do choro no Brasil e no mundo foi homenageado pelo clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador, Nailor Proveta e pelo sanfoneiro Lulinha Alencar que interpretaram um choro para Waldir, composição de Crisóvão Bastos e Paulinho da Viola.

A cavaquinhista Bruna Takeuti que faz parte do curso de choro do conservatório de Tatuí/SP (capital da música), participou pela primeira vez da Oficina de Música de Curitiba. Ela veio de Indanhaituba para o curso Interpretando a Canção com a cantora e musicista, Cris Delanno. “Não tenho palavras para descrever a Oficina de Música, é um evento emocionante, muito importante para a nossa MPB, parece um sonho que a gente está vivendo. É um grande encontro, marca a vida da gente”.

Todos os dias, em todos os lugares, a Oficina de Música teve apresentações com preços populares ou gratuitas, que desde o dia 27 de janeiro movimentam a cidade com vários ritmos e estilos musicais.

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 97.1 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

 

Em alta