Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Neste domingo

Homenagem à escritora Conceição Evaristo abre programação do II Festival da Palavra de Curitiba

Homenagem à escritora Conceição Evaristo abre programação do II Festival da Palavra de Curitiba. Foto: Divulgação

Com uma homenagem à escritora Conceição Evaristo, começa neste domingo (16/6) o II Festival da Palavra de Curitiba, evento literário promovido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba que contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional. Conceição Evaristo também será palestrante na noite de abertura, às 19h30, no Memorial de Curitiba.

A escritora será homenageada com música. Três cantoras – Katia Drumond, Janine Mathias e Rubia Divino –, acompanhadas de um conjunto musical, cantarão duas canções compostas especialmente para a noite pelo maestro Caio Guimarães. As músicas são baseadas em textos de Conceição Evaristo.

Escrevivências

Romancista, contista e poeta, Conceição Evaristo é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Foi vencedora do Prêmio Jabuti 2015 e, em 2019, foi aclamada como Personalidade Literária do Ano. É também importante teórica de estudos literários afro-brasileiros.

Conceição Evaristo nasceu em 1946 numa comunidade pobre de Belo Horizonte, tendo a infância e adolescência marcadas pela miséria. Trabalhou como empregada doméstica enquanto concluía o ensino secundário e em 1973 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Letras pela UFRJ. Fez mestrado e doutorado na área, e foi professora da rede pública fluminense.

Estreou na literatura em 1990 com a série Cadernos Negros. Suas principais protagonistas são as mulheres negras, por meio de quem reflete acerca das desigualdades sociais e raciais. Seus textos são instrumentos de denúncia contra a opressão e também buscam valorizar a ancestralidade da negritude brasileira. Uma de suas principais obras é "Ponciá Vicêncio" (2003), que aborda a discriminação racial, de gênero e classe, e destaca a exclusão do negro desde a escravidão.

Conceição Evaristo criou o conceito "Escrevivência" para narrar as experiências de vida dos afro-brasileiros. A partir da escrita que nasce do cotidiano, das lembranças e das experiências de vida da própria autora, ela compõe textos que revelam a condição do afrodescendente no Brasil. Esse será o tema de sua palestra no II Festival da Palavra.

Semana intensa

A segunda edição do festival proporcionará uma semana intensa de debates, oficinas, filmes, performances e espetáculos, para celebrar a força do pensamento e das emoções feitos palavra. As atividades têm início na segunda-feira (17/6) e vão até sábado (22/6), no Memorial de Curitiba, Casa Hoffmann, TUC, Solar da Cultura e outros espaços, encerrando com o show da cantora Zezé Motta no Guairão.

Nomes de destaque fazem parte da programação: Luiza Romão, Sérgio Vaz, Maria Adelaide Amaral, Daniel Munduruku, João Almino, Maria Valéria Rezende, Denise Stoklos, Nelson Maca, além dos internacionais: a francesa Hannelore Cayre, o irlandês Eibhear Walshe, o português Afonso Cruz e a argentina Liliana Heker. O festival contará ainda com cerca de 150 representantes da cena literária curitibana.

Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no Guia Curitiba.

Serviço

II Festival da Palavra de Curitiba
De 16 a 22 de junho, no Memorial de Curitiba
Confira a programação completa AQUI

O II Festival da Palavra é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba e Arte e Cultura com o apoio das seguintes instituições: Academia Paranaense de Letras, Editora Dublinense, Solar do Rosário, Escola de Escrita, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Cátedra de Estudos Irlandeses W.B Yeats e Amora.

Em alta