Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Homenageados expressam memória cultural e o valor social da Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

Vice-prefeito Eduardo Pimentel discursa na entrega da Comenda Municipal da Ordem da Luz dos Pinhais de Curitiba, no Memorial de Curitiba. Curitiba, 19/12/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Personalidades proeminentes de vários segmentos da sociedade, secretários municipais, diretores, servidores de carreira e colaboradores do Município comemoraram, nesta quinta-feira (19/12), no Memorial de Curitiba, a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais, recebida como reconhecimento pela trajetória e contribuição significativa para o desenvolvimento da cidade.

Na emocionante cerimônia conduzida pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, regida por pronunciamentos empolgantes, lindas canções interpretadas pela Camerata Antiqua de Curitiba e a presença de autoridades, público e imprensa, os homenageados (as) expressaram a memória cultural e a importância do valor social do título, ao ganhar a honraria, instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018.  

Continuidade

Entre os homenageados, o vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a importância da comenda e o valor representativo para a sociedade. Em discurso, Pimentel agradeceu o título, prometeu continuar com a premiação em 2025, quando assume a gestão, bem como destinar a primeira medalha da Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais ao atual prefeito Rafael Greca.

“Sem dúvida, é uma alegria e uma honra a todos que recebem essa maior honraria da cidade de Curitiba, que premia profissionais, homens e mulheres das mais diferentes áreas na cidade, que mostra a contribuição de cada um, seja na cultura, na saúde, na educação, na gestão pública municipal. Por isso, receber ela (a comenda) é uma honra muito grande”, disse.

“Todos os profissionais que passaram por aqui nessa comenda, ao longo dos oito anos, saíram satisfeitos e com razão, porque é um privilégio, e eu me comprometo a manter, nos próximos quatro anos do meu mandato de prefeito de Curitiba, as entregas dessas comendas para representar o trabalho e a dedicação de cada profissional em áreas diferentes, para que a gente possa incentivar e mostrar que Curitiba valoriza os seus”, complementou Pimentel em entrevista, antes da cerimônia.

Orgulho e conquista

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, enalteceu o orgulho de receber a medalha e o compromisso dedicado pela gestora com a área da cultura em décadas. “É com imensa gratidão e orgulho que recebo a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais, uma homenagem que simboliza não apenas minha trajetória como servidora pública, ao longo de mais de 30 anos, mas também o compromisso de todos que, como eu, acreditam na cultura como a identidade de Curitiba. Essa honraria é compartilhada com cada servidor da Fundação Cultural de Curitiba que construiu comigo os caminhos da nossa rica história”, disse.

O reitor da PUC, Rogério Renato Mateucci, ressaltou a conquista como resultado da missão pessoal e profissional à educação para o futuro da sociedade. “Receber a comenda é, antes de tudo, um reconhecimento à missão que a PUCPR carrega em sua alma: ser luz no caminho das pessoas, iluminando mentes e corações com o saber, a ética e o compromisso com o bem comum. Em outras palavras, formar ‘gente boa’. Esta honraria, que traz o nome da nossa terra, fortalece em mim e em nossa universidade a convicção de que, juntos, continuaremos a construir um futuro mais justo, humano e sustentável para Curitiba, o Paraná e o mundo”, afirmou.

Reconhecimento e responsabilidade

Colaboradores da Prefeitura de Curitiba também foram homenageados com a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais. Cinthia Genguini, secretária municipal de Comunicação Social, atribuiu ainda a conquista e o reconhecimento à reconexão da atual gestão com a população, a partir das estratégias de comunicação e do trabalho de equipe desenvolvido na área.

“Estou muito feliz com esse reconhecimento, que não é apenas para mim ou sobre o meu trabalho. Este é um reconhecimento do grande trabalho de comunicação realizado durante a gestão do prefeito Rafael Greca. Uma comunicação que conseguiu se reconectar com o curitibano e resgatar o orgulho e o amor por Curitiba. Por isso, divido essa medalha com todos os meus colegas da secretaria (de Comunicação Social). Foi um prazer imenso fazer parte de uma gestão transformadora, inovadora e que elevou o grande nome de Curitiba”, destacou.

O presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), Ogeny Pedro Maia Neto, considera o título fruto do trabalho executado com responsabilidade e reflexo produtivo do serviço de utilidade oferecido à comunidade. "Receber a Comenda da Luz dos Pinhais é uma honra e mostra o reconhecimento do prefeito Rafael Greca pelo trabalho bem executado. Me sinto um verdadeiro Paranista, como definiu Romário Martins”, disse. Para Romário Martins, “paranista é todo aquele que tem pelo Paraná uma afeição sincera, e que notavelmente a demonstra em qualquer manifestação de atividade digna e útil à coletividade paranaense”, completou ainda Maia Neto.

Cristiano Hotz, secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, ressaltou a importância de servir à população e reconheceu a valor humano da convivência na Prefeitura de Curitiba, para receber a condecoração.Uma grande honra servir e realizar por Curitiba. Agradeço ao senhor prefeito Rafael Greca a distinção e agradeço a oportunidade de conviver com ele e Dona Margarita (Sansone, em memória) por esses últimos anos”.

Convivência inspiradora

Lucas Navarro, advogado e assessor de Articulação Política do gabinete do prefeito Rafael Greca, destacou o valor simbólico da comenda, o orgulho de receber o título de Greca e a elevação profissional durante toda a gestão. Significa orgulho receber a comenda mais valorizada de Curitiba, símbolo de amor ao Paraná. Uma medalha em bronze dourado, criada pelo genial escultor João Turin, só me eleva profissionalmente. Isto se reforça por quem me confere a honraria: nosso prefeito Rafael Greca de Macedo, aquele que fez o Farol do Saber Manuel Bandeira, da excelente Escola Herley Mehl, onde recebi letramento em lições curitibanas e me formei”.

Chefe de gabinete do prefeito Rafael Greca, Francisco José Zerbeto Assis (Chico) também destacou a importância da convivência, aprendizados e a liderança inteligente obtida com Greca e toda a equipe da Prefeitura Municipal, como incentivo pessoal, profissional e inspiração para ganhar a honra. “É uma grande honra receber esta homenagem e foi muito significativo fazer parte da equipe que atuou nas gestões do prefeito Rafael Greca de Macedo, entre 2017 e 2024. Trabalhar e conviver com o líder inteligente, interessado no bem-comum e capaz de realizar feitos incríveis que Rafael Greca fez, é inspirador e instigante. Só tenho a agradecer”.

Honra e gratidão

O Chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, ressaltou a honra da homenagem para ele e toda a equipe de trabalho. “É uma grande honra receber esta homenagem pelas mãos do prefeito Rafael Greca. Compartilho a honraria com a equipe de Relações Internacionais e da Prefeitura (de Curitiba). A Ordem da Luz dos Pinhais é sinônimo de amor e dedicação que todos nós compartilhamos por Curitiba”.

Para Juliana Lima, assessora do prefeito Rafael Greca, o sentimento de gratidão traduz o significado da conquista da comenda. “Gratidão a Deus, ao prefeito Rafael Greca e à eterna Margarita Sansone (ex-primeira-dama, em memória)  pela oportunidade e o privilégio de, ao lado deles, do nosso futuro prefeito Eduardo Pimentel, secretários, servidores e amigos, juntos termos feito uma gestão igualitária que buscou fazer o bem sem olhar a quem”, afirmou.

O assessor do prefeito Rafael Greca, Marcio Mück, agradeceu também a honra da comenda. “A honra em receber esta comenda é verdadeira pois, junto ao prefeito Rafael Greca, a reconstrução da cidade e a melhora na qualidade de vida dos curitibanos tornou-se realidade, esta é minha maior gratidão".