A Prefeitura de Curitiba está seguindo os versos interpretados por Alcione em uma de suas canções mais conhecidas: “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar.” Para isso, a partir de segunda-feira (24/3), a Fundação Cultural vai começar as Aulas de Cultura Brasileira – Iniciação ao Samba, levando diversão e conhecimento sobre esse gênero musical, considerado o legítimo representante do carnaval, às crianças de escolas municipais, em apresentações nas regionais da cidade.
As aulas-show contam com um grupo de músicos do Conservatório de MPB e três atores que narram, de forma lúdica e interativa, a trajetória do samba no Brasil e em Curitiba. CONFIRA AQUI o cronograma das apresentações.
“A história do samba está intimamente ligada à construção da identidade nacional e contribui significativamente para o fortalecimento econômico da nossa sociedade, principalmente através do carnaval. É um grande ativo e uma potência”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.
As apresentações destacam grandes nomes do gênero, desde pioneiros, como Chiquinha Gonzaga, até os mais recentes, como Zeca Pagodinho e Jovelina Pérola Negra, além do curitibano Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, e do paranaense Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, responsável pela fundação da primeira escola de samba da cidade, a Colorado.
Outra parte da aula-show é mostrar para as crianças as diferenças dos estilos como samba-enredo, samba canção, samba de roda e outros tantos ritmos que tem o samba brasileiro.
Da Bahia para o mundo
Com raízes africanas, o samba surgiu na Bahia, no século 19, se consolidou no Rio de Janeiro e se espalhou por todo o Brasil, dando origem a diferentes estilos, além de ser um símbolo da identidade nacional. Durante as aulas, as crianças conhecerão a evolução do samba, seus principais representantes e a importância desse ritmo para a cultura brasileira.
No repertório das apresentações estão clássicos como Máscara Negra, de Zé Keti, além de músicas de Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbosa, Sinhô, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Pixinguinha. As canções serão executadas por um grupo de músicos com instrumentos como violão, cavaquinho, surdo, trompete e percussão, além da participação especial da Banda Lyra Curitibana.
Âncora
Aulas de Cultura Brasileira – Iniciação ao Samba
Segunda 24/2 – 14h30
Pinheirinho e Tatuquara
Local: Quadra da Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso)
Terça (25/2) – 14h30
Portão e CIC
Local: Quadra da Rua da Cidadania do Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha)
Quarta (26/2) – 14h30
Cajuru e Boa Vista
Local: Quadra da Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
Quinta (27/2) – 14h30
Boqueirão e Bairro Novo
Local: Quadra da Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430 – Boqueirão)
Sexta (28/2) – 9h30
Santa Felicidade e Matriz
Local: Quadra da Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 21)