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Tecnologia

Hipervisor Urbano exige formação de técnicos da Prefeitura em novos formatos de contratação

Técnicos da prefeitura têm semana de treinamento para adaptar contratação de inovação para Hipervisor Urbano. Foto: Fábio Decolin

Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) encerram nesta sexta-feira (14/7) uma nova rodada de treinamento para a consolidação da implantação do Hipervisor Urbano de Curitiba. Projetado para ser uma plataforma completa de compartilhamento de dados públicos, que vai permitir a convergência de dados para monitoramento, análise e prevenção de ocorrências de diferentes áreas na cidade, o Hipervisor vai exigir modalidades distintas de contratação de ferramentas e operação, e o corpo técnico da administração se prepara para essa fase do projeto.

“O caráter inovador do Hipervisor requer a elaboração de termos de referência que fogem aos padrões usados nos processos licitatórios vigentes. Para termos sucesso no desenvolvimento do projeto, estamos estudando legislações e formatos que contemplem as necessidades da plataforma e atendam às exigências legais do país”, explica Oscar Schmeiske, coordenador de Geoinformação do Ippuc.

Com apoio da empresa Egis, consultoria especializada contratada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), parceira da Prefeitura na implantação do Hipervisor, a semana foi de trabalho para a análise jurídica dos processos de contratação. São necessárias as combinações de legislações distintas, como a de proteção de dados e marcos legais de comunicação e internet.

A próxima fase de contratação para o projeto prevê a ferramenta de configuração das análises de dados e os postos de operadores. Equipamentos já estão comprados e aguardam a conclusão das adequações do edifício do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), onde já funciona a Muralha Digital, para serem instalados.

Cidade inteligente

O Hipervisor Urbano de Curitiba será uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos, munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam, a todas as áreas, gerir serviços em tempo real e permitir o planejamento de políticas públicas.  Denominado Cérebro da Cidade Inteligente, foi projetado pelo Ippuc em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serão integrados ao centro de planejamento do Hipervisor Urbano, além da Muralha Digital, os centros operacionais do Transporte e da Defesa Civil, além de prestadores de serviços públicos de abastecimento de água (Sanepar) e de energia (Copel).

O Hipervisor curitibano será formatado em dois componentes: uma plataforma integrada de planejamento e gestão do meio urbano e um centro de planejamento, gestão e controle inteligentes.

Essas duas estruturas fornecem os ambientes físico e virtual onde supervisores e coordenadores de temas específicos relacionados à gestão urbana, como transporte público, trânsito, segurança, trabalham juntos, de maneira colaborativa, apoiados em tecnologias avançadas de informação e comunicação, para viabilizar as funções básicas do sistema.

Entre as demandas de informação a serem atendidas e gerenciadas pelo Hipervisor estarão a pronta resposta no monitoramento, detecção e coordenação de ações que envolvam incidentes de trânsito; segurança pública; emergências; segurança cibernética; prevenção, mitigação, resposta e recuperação de desastres; informação aos gestores municipais; dashboards com indicadores chave de desempenho (KPI); data analytics em questões socioeconômicas, predição e apoio a tomada de decisões; suporte à comunicação social; informação aos cidadãos através de portal e aplicativo para smartphone.

Como áreas de supervisão a serem integradas ao sistema estarão o transporte público, hoje controlado pelo CCO Urbs; o trânsito e segurança pública, como parte do Muralha Digital; Defesa Civil; Comunicação Social e a Central 156 de Informações.