O recém-inaugurado Hipervisor Curitiba, completou um mês e 20 dias de funcionamento no Palácio da Inovação, no Cabral. A ferramenta inovadora foi criada para dar suporte ao planejamento da cidade.
Projetado pelo Ippuc em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Curitiba é uma plataforma de compartilhamento de dados públicos munida de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações, possibilitando gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas.
Conhecendo o Hipervisor
De acordo com o diretor técnico do Hipervisor Curitiba, Oscar Schmeiske, nesta primeira fase, as secretarias e órgãos da Prefeitura estão conhecendo o Hipervisor para avaliar suas potencialidades.
Já fizeram este contato, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Urbs. Nos próximos dias, o Hipervisor vai receber integrantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e na sequência virão os demais órgãos da Prefeitura.
“Para cada secretaria ou órgão, está sendo destacado um funcionário que ficará dedicado à área. No caso de surgir uma grande demanda, a questão deixa de ser setorizada e é abraçada por todo o grupo”, explicou Oscar.
A equipe do Hipervisor Curitiba é composta por 25 funcionários, divididos entre analistas de informações, cientistas de dados e desenvolvedores.
Estudos iniciais
Oscar Schmeiske explicou que as equipes do Hipervisor estão desenvolvendo uma série de estudos envolvendo o plano diretor da cidade, o conceito de cidade de 15 minutos, que favorece as centralidades em diferentes regiões da cidade, e melhorias para o usuários do transporte coletivo.
Sobre o transporte coletivo, a ideia é disponibilizar novas camadas de informações que poderão ser adotadas no serviço de acompanhamento em tempo real dos ônibus já ofertado nos aplicativos App Curitiba 156 e Curitiba App. Os serviços identificam qual linha de ônibus passa em determinado local, o itinerário e até onde o ônibus está no momento.
Plano Diretor e Reserva Hídrica
Outra frente que está sendo explorada pela equipe do Hipervisor é a criação de um cenário retroagindo ao ano de 1965, com Curitiba tendo se desenvolvido sem plano diretor.
“É um cenário que vai projetar como a cidade teria se desenvolvido sem a estrutura das canaletas para o transporte coletivo e sem criação dos parques lineares. A partir dessa análise será avaliado o que deu certo e o que precisa ser reavaliado”, disse Oscar.
O Hipervisor também está fazendo o monitoramento por satélite das áreas que serão transformadas em Reserva Hídrica do Futuro para monitorar a ocupação do solo no entorno. O monitoramento permite adotar medidas de contenção de forma mais rápida, preservando as áreas.
O primeiro trecho da Reserva Hídrica do Futuro fica entre o Rio Barigui e a BR-277, e vai abranger os bairros Caximba (Reserva da Vida Silvestre), Campo de Santana, Umbará e Ganchinho.
Já o segundo trecho do programa vai da BR-277 até o Rio Atuba, passando pelos bairros Alto Boqueirão (Zoológico), Boqueirão (Parque Náutico), Uberaba (Parque da Imigração Japonesa) e Cajuru (Parque Peladeiros e Cajuru).
Cidade de 15 minutos
Outro trabalho do Hipervisor envolve desenvolver estudos para o fortalecimento em Curitiba de novas centralidades, o conceito de “cidades de 15 minutos”, com os chamados ‘nós de concentração’ onde as pessoas podem chegar a pé ou de bicicleta, sem a necessidade de utilizar o transporte público.
O modelo propõe também o incentivo à criação de novos locais de trabalho mais próximos das moradias e a promoção de coworkings, o compartilhamento de serviços, bem como a restrição a circulação de automóveis e a transformação de áreas de estacionamento ociosas em espaços de convivência.
Zeladoria Digital
Além disso, as informações coletadas pela Zeladoria Digital, recentemente implantada, também vão alimentar os dados do Hipervisor Curitiba e permitirão um diagnóstico mais profundo da malha viária.
“No caso de uma rua, por exemplo, que seja rota do transporte coletivo e nós temos a informação que existem muitas quebras de ônibus neste mesmo trecho, o Hipervisor vai cruzar as informações e se a causa for o pavimento, a rua passa a ser prioridade para receber manutenção”, explicou Schmeiske.