Com o tema “Autoconhecimento e Inovações Tecnológicas”, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) abriu, nesta terça-feira (30/5), o ciclo de cursos voltados aos servidores do órgão. A iniciativa é parte do programa PGM 2023: Rumo à Inovação.
Conduzido pelo professor e psicanalista Wanderley Vieira Paris Junior, o primeiro bate-papo teve a participação de mais de 80 servidores que se reuniram na sala de eventos do Imap, no Edifício Delta.
Na abertura do ciclo de cursos, a subprocuradora-geral Rosa Maria Alves Pedroso afirmou que a programação desta etapa é resultado da reflexão que envolveu a PGM e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
“Nesta primeira etapa, abordamos temas fundamentais, que proporcionam ganhos para o profissional, trazem uma reflexão a cada um de nós. Para mudarmos nosso entorno, é preciso fazer mudanças internamente”, avalia a subprocuradora-geral.
O diretor da Escola de Administração Pública do Imap, Dario Paixão, destacou o cuidado para a escolha dos professores que conduzirão as atividades com os servidores da PGM.
“Além das habilidades de comportamento (soft skills) que devem ser trabalhadas, teremos também questões relevantes de inteligência artificial e justiça 4.0”, detalhou Paixão.
O professor Wanderley Paris convidou os servidores a refletir sobre o conceito de ambivalência, a existência de dois sentimentos opostos de forma simultânea. Ele demonstrou, por meio da história e da literatura, que a novidade costuma soar como ameaça. “Essa história de que tudo o que chega coloca o que existe atualmente em risco não é de hoje”, observou.
A estagiária de pós-graduação da Procuradoria Fiscal Vanessa Manente, de 30 anos, que participou da primeira palestra do ciclo, gostou da oportunidade e considera importante o tema do autoconhecimento para o ingresso nesta nova etapa a que se propõe a PGM.
Próximos cursos
Nesta fase, os cursos serão voltados a habilidades comportamentais que contribuem para o aperfeiçoamento pessoal e no ambiente de trabalho.
O próximo será na tarde de segunda-feira (5/6), com o tema “Mapeamento de Processos”, com o professor Regis Augusto Blauth. O seguinte será dia 13/6, sobre “Inteligência Emocional”; e 20/6, sobre “Soft Skills: Criatividade e Transformação de Problemas e Empreendedorismo”.
A etapa de inscrições é divulgada pelo e-mail corporativo dos servidores da Procuradoria. O programa é exclusivo aos servidores da PGM.
Os cursos serão certificados pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).