Para que a cidade se mantenha segura é necessário que uma equipe preparada esteja à frente da segurança. Em Curitiba, a Guarda Municipal realiza esse papel e, nesta segunda-feira (17/7), celebra 37 anos acompanhando as evoluções da cidade.
Desde o início da gestão de Rafael Greca, os guardas municipais acompanharam uma série de inovações na segurança de Curitiba, como reforço de equipamentos, veículos e a transparência da muralha digital.
37 anos de avanços
Neste tempo, 481 guardas municipais foram nomeados para compor a equipe, que teve os equipamentos fortalecidos, com 1873 coletes balísticos, 1.316 pistolas calibre 9mm e 18 armas longas.
Além disso, 45 novas viaturas, 26 motos e 10 caminhonetes possibilitam um rápido deslocamento para atender ocorrências. Ao tempo que o Grupo de Operações com Cães da GM também receberam viatura com canil reformado.
Muralha digital
Em 2021, Curitiba acompanhou um dos maiores avanços da gestão, com a inauguração da Muralha Digital de Curitiba, no bairro Cabral. De lá para cá, a implantação do uso de 515 body cams e 160 câmeras veiculares — em instalação, têm modernizado o sistema da Guarda Municipal.
O uso da tecnologia em serviço tem possibilitado maior transparência, segurança e controle das ações dos agentes públicos e da população, durante as ocorrências atendidas.
A inclusão das câmeras corporais e veiculares na Muralha Digital é resultado do contrato de prestação de serviço que prevê a aquisição, manutenção, substituição dos equipamentos sempre que necessário, licenças necessárias e sua atualização, infraestrutura de wi-fi e plano de dados (chip), data center para armazenamento e gestão de imagens, dentre outros equipamentos acessórios. Tudo funciona de forma integrada com o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital.
Reconhecimento
A soma de bons equipamentos com uma equipe preparada, resultou em uma série de reconhecimentos à GM, como a Regulamentação às atribuições dos Guardas Municipais nas atividades de trânsito — através do decreto municipal nº 1.698 e da criação do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin).
O início das atividades da Corregedoria da Guarda Municipal em maio de 2020 se somou aos reconhecimentos do mesmo ano, em que a Guarda Municipal registrou uma redução de 40% no registro de ocorrências de danos, em relação a dezembro de 2016.
Neste ano, a Guarda Municipal de Curitiba foi pioneira e iniciou atendimento de acidentes em rodovia federal em fevereiro de 2023, através de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a PRF e a Prefeitura de Curitiba.
Em 2023
A inovação não para. Por isso, neste ano, a Defesa Social e Trânsito entregou dez novas viaturas incorporadas à frota da Guarda Municipal de Curitiba para reforçar o patrulhamento nas unidades escolares da capital, em abril, mesmo mês em que aumentou 250 coletes balísticos.
E há previsões de melhora, com a contratação através de concurso público de 250 agentes de trânsito e 250 guardas municipais e a instalação de estações de bikes compartilhadas.
Influência
Mas não só os equipamentos físicos fizeram uma cidade mais segura, a influência dos guardas municipais na vida dos pequenos também é motivo de felicitação.
A Guarda Municipal Mirim está presente em 21 escolas da capital, com a participação de aproximadamente 2.000 crianças, que aprendem conceitos de hierarquia e disciplina, como caminhos importantes para vida e para os estudos dos pequenos.