Não sabe o que fazer na cidade? Todo mês a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) prepara e divulga o Guia Faça, Curta, Confira, um verdadeiro cardápio de atrações nos espaços culturais da cidade. E o melhor, a programação é majoritariamente gratuita.
Pelo link acima, os interessados podem conferir a programação de outubro. Mas neste link é possível saber em primeira mão o que a programação reserva para novembro. No site da FCC, o arquivo será atualizado na segunda-feira (31/10).
O Guia é dividido por áreas de interesse do público: cinema, artes plásticas, circo, teatro, visitas e oficinas, dança, música e literatura. Fácil de consultar, o guia está disponível em um PDF interativo para você escolher a linguagem que mais interessa e consultar as atrações disponíveis, por dia e horário.
“Convidamos a população em geral, e de forma especial os servidores da Prefeitura de Curitiba, para que conheçam a nossa programação”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Dentro das categorias são apresentados eventos como oficinas, filmes, peças e diversas outras atividades para aproveitar sozinho ou com a família. No guia, constam ainda o endereço, a classificação e o valor da atração.
Curadoria
A curadoria do guia é realizada por profissionais especialistas em cada uma das áreas, justamente para selecionar as melhores atividades. O guia pode ser acessado pelo site da Fundação Cultural de Curitiba ou pelo instagram (@fccuritiba). Além disso, o guia semanal é compartilhado no site da Prefeitura de Curitiba.
Nas Artes Visuais vale destacar os eventos que acontecem no Museu Municipal de Arte. Conhecido como MuMA o museu tem como objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte de Curitiba, reunindo um acervo de aproximadamente 3.800 obras. Semanalmente, o museu realiza exposições gratuitas para todas as idades.
O Memorial Paranista é hoje um dos polos de cultura e lazer de Curitiba, e oferece atividades gratuitas, como oficinas e visitas guiadas.
Na literatura, vale a pena conhecer e conferir o que acontece nas casas de leitura. São 16 casas espalhadas pela cidade que visam incentivar a leitura para idosos, adultos, jovens e crianças. Além do empréstimo de livros, ali são realizadas rodas de leitura, contações de histórias, oficinas de criação literária e muito mais.
Já na música uma boa pedida são os concertos dos grupos da Prefeitura de Curitiba realizados na Capela Santa Maria. O espaço mantém uma programação de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos como Camerata Antiqua, o Coro, Orquestra À Base de Corda e a Orquestra À Base de Sopro.
E há opções na área do cinema. Uma delas é o Teatro da Vila, espaço que traz atrações do cinema e também do teatro e da dança. A programação é gratuita e tem a curadoria de filmes feita pela mesma equipe do Cine Passeio, espaço que surgiu como uma alternativa aos cinemas dos shoppings, com uma curadoria diversificada que conta com filmes nacionais e internacionais além de mostras e festivais.
A tradicional Cinemateca de Curitiba segue cumprindo seu papel de preservar a memória cinematográfica, pesquisa, documentação, formação e difusão do cinema e da arte. É o único local da cidade que ainda conta com projeção em película.
Servidor paga meia
Tanto nas sessões do Cine Passeio quanto nos concertos dos grupos da Prefeitura de Curitiba na Capela Santa Maria, os servidores municipais da capital têm direito a meia entrada na compra do seu ingresso. Nos dois locais, para ter acesso a esse benefício, é necessário apresentar o Cartão Qualidade ou o crachá.
No Cine Passeio, se o ingresso for comprado pela internet, a apresentação será feita na hora de entrar na sala do cinema. Presencialmente, a meia entrada é validada na bilheteria, no ato da compra. Nas terças e quartas-feiras, o valor da meia entrada é de R$ 8 e de quinta-feira a domingo, R$ 10.
Na Capela Santa Maria, o servidor compra o ingresso pelas plataformas e valida a meia entrada com o Cartão Qualidade ou crachá na entrada do espetáculo. Os valores podem variar conforme o show.