Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação social

Guardas municipais do Teatro de Fantoches aprendem técnicas de criação dos personagens

Guardas municipais do Teatro de Fantoches aprendem técnicas de criação dos personagens. Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de Curitiba traz, entre seus projetos sociais, o Teatro de Fantoches, que tem a função de promover a paz através da educação, conscientização e erradicação da violência. Para tornar esta atividade ainda melhor para os curitibinhas, os guardas do projeto estão participando de um curso de criação de fantoches que teve início nesta semana e vai até segunda-feira (20/11).

As ações do Teatro de Fantoches são feitas para apresentar às crianças temas como combate à violência, segurança no trânsito, educação ambiental, erradicação do trabalho infantil, entre outros. Juntos das escolas e das comunidades, os guardas municipais e seus bonecos sensibilizam quem assiste à apresentação.

O guarda municipal Vagner Rodrigues comenta que o curso de criação de fantoches vem como uma forma de tornar os guardas capazes de criarem novas histórias com novos personagens e, com isso, conscientizar as crianças sobre diversos temas, como a nova peça do projeto que trata sobre os problemas do Bullying.

“O teatro de fantoches tem o poder de falar de pedofilia, bullying. Além disso, aguça o senso intuitivo da criança para ela se manifestar espontaneamente à alguém em que confia. Com o olhar voltado para a segurança, o guarda que atua neste projeto fica atento aos detalhes, sabendo receber informações e auxiliando nos encaminhamentos de auxílio à criança”, comentou o guarda Vagner Rodrigues.

O curso termina na próxima segunda-feira com o cumprimento da carga horária total de 45h. As atividades são desenvolvidas pelo Centro de Formação da Guarda Municipal, ligada à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).

A inspetora Cleusa Pereira, diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, comentou que a ação faz parte da Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), que contempla a Guarda Municipal de Curitiba. 

A diretora também disse que o curso está em uma fase inicial, em que apenas os guardas que fazem parte do projeto Teatro de Fantoches participam, mas a intenção é ampliar, a partir do ano que vem, para o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) e demais municípios do estado.