Valores como o respeito pelos colegas e professores fazem parte dos ensinamentos da Guarda Municipal Mirim (GMM) desde a concepção do projeto, desenvolvido por guardas voluntários e coordenado pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba.
Conduzidas em escolas municipais desde outubro de 2004, as atividades contribuíram para a formação de mais de 50 mil crianças em 17 anos de existência. Para elas, os ensinamentos dos guardas são levados para toda a vida e modificam comportamentos.
É o que conta Yasmin Camille Liz do Carmo, de 17 anos, que participou do projeto na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag. “Estar em equipe durante os dias de Guarda Mirim melhorou meus relacionamentos. Aprendi a ouvir e a levar em conta diferentes pontos de vista”, reflete.
Yasmin ingressou na GMM em 2013, quando tinha 8 anos de idade, e permaneceu até o último ano do ensino fundamental. No início, ela se interessou pelos passeios e eventos oferecidos, mas o que acabou impactando a sua experiência foram os conhecimentos práticos trazidos pelos guardas, como informações sobre prevenção às drogas, primeiros socorros e trânsito. “Os deveres de casa sobre aspectos da nossa cidade e nossa nação agregaram muito no meu aprendizado.”
Outro estudante que participou da GMM durante cinco anos foi Kauhê Fernandes Ilhos, hoje com 17 anos. Para ele, o tempo que passou na 6ª Companhia da GMM, da Escola Ensino Fundamental Professora Maria De Lourdes Lamas Pegoraro, teve grande impacto na formação da sua personalidade. “Com o guarda municipal Reginaldo Santos aprendi princípios da cidadania.”
O desenvolvimento pessoal é também o destaque de Thais Walter de Souza, 20 anos, que integrou o programa entre 2012 e 2015, também na Escola Omar Sabbag. “Eu era uma pessoa cheia de medos, mas me mostraram que eu era capaz de tudo”, destaca ela.
Thais conta sobre o incentivo contínuo dos guardas para fatos curiosos e para o repasse de informações a colegas e família. “Conhecimento nunca é demais e podemos usá-lo para ajudar o próximo”, argumenta.
Atividades futuras
Após ter sido interrompido por conta da pandemia de covid-19, o projeto retomou as atividades em uma escola municipal. A previsão é que, em 2022, a ação seja retomada em outras unidades de ensino. Para complementar as atividades presenciais, serão adotados exercícios em plataformas a distância.
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