A parceria da Guarda Municipal de Curitiba com as corporações da Região Metropolitana está sendo reforçada. Nesta semana, representantes da GM de Colombo participaram de uma reunião com o comandante de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, e com o superintendente da Defesa Social, inspetor Wagnelson de Oliveira.
Como resultado, a equipe de Colombo participará dos cursos ofertados pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, que são certificados pela Polícia Federal. Cerca de 20 guardas municipais farão o curso de armamento e tiro ofertado na capital, iniciativa possível por meio do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais, que é encabeçado por Curitiba.
Além do ensino, a parceria garante suporte para a cidade vizinha, com empréstimo de equipamentos e auxílio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal para a criação e início do funcionamento da Ouvidoria e da Corregedoria de Colombo.
“Quando você fortalece as instituições, por meio do Consórcio das Guardas Municipais, todos enriquecem as suas fronteiras”, argumenta Carla Volpi, integrante do GGI de Curitiba.
O encontro teve ainda a participação do secretário de Administração de Colombo, Ademir Alberti.
Visita técnica em São José dos Pinhais
No mês de fevereiro, equipes do Centro de Formação de Curitiba foram até a sede da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, em visita técnica. Também pelo Consórcio Intermunicipal, estabeleceram parcerias em projetos de capacitação compartilhada.
Assim como Curitiba, São José dos Pinhais - que conta atualmente com cerca de 170 guardas - tem um setor próprio de ensino, com instalações que permitem a educação teórica e prática na capacitação profissional.
Segundo a diretora do Centro de Formação de Curitiba, inspetora Cleusa Pereira, a ação traz benefícios tanto para a Guarda quanto para a população. “Quanto mais capacitado o profissional, mais benefícios terá a população com relação a segurança”.
Consórcio Intermunicipal
O desenvolvimento dessas atividades é possível por meio do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais, proposta encabeçada e coordenada pela capital do Estado, tendo como interlocutor o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
A oferta de cursos de formação, capacitação e aprimoramento de forma integrada reduz custos públicos. Além disso, a união de esforços via Consórcio das Guardas pode facilitar a busca por recursos para o desenvolvimento de projetos e programas conjuntos e formaliza o intercâmbio de informações para o trabalho operacional, com desenvolvimento nas políticas de prevenção à violência e redução da criminalidade.
Referência no ensino
O Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba é referência nacional na capacitação do efetivo da corporação. O espaço de aproximadamente 1.100m² agrega cinco salas de aula, área administrativa, refeitório, biblioteca, laboratório de informática, espaço para treinamento de defesa pessoal, academia e sala de arquivos.
Os servidores do Centro de Formação também fazem a estruturação e o desenvolvimento dos programas de prevenção, com as equipes do Teatro de Fantoches e da Guarda Municipal Mirim.