Quem for curtir o Carnaval de Curitiba vai perceber a presença constante da Guarda Municipal, que já reforçou efetivo nos principais pontos de concentração dos foliões.
Em uma operação especial, a corporação iniciou os trabalhos no dia 4 de fevereiro e deve acompanhar as comemorações espalhadas pela cidade até o dia 20. Cerca de 1,4 mil câmeras da Muralha Digital, o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba, irão auxiliar neste trabalho.
“Com nossas equipes da Guarda Municipal e o auxílio das câmeras da Muralha Digital, estamos trabalhando para que o morador de Curitiba e o turista aproveitem a programação com segurança. Trabalhamos em conjunto com a Polícia Militar e as demais forças de segurança pública”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Segundo o comandante da GM de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, cerca de 420 homens da Guarda Municipal reforçam o esquema de segurança ao longo da programação. “Vamos trabalhar de forma integrada com os núcleos regionais e os grupos especiais da GM para que possamos cobrir a extensa programação no Centro, Setor Histórico e nos bairros da capital”, explica o comandante.
Além da presença física com o policiamento preventivo, a GM também fará atendimento pelo telefone de emergência, 153. Em casos de importunação sexual ou demais ocorrências, denuncie.
Trânsito
Agentes de Superintendência de Trânsito (Setran) também reforçam o trabalho atuando nos bloqueios de vias e na orientação de desvios.
Muralha Digital
A Muralha Digital é composta por um sistema de câmeras de vigilância que cobrem vários locais da capital com grande circulação de pessoas, como praças e cemitérios municipais. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.
O videomonitoramento realizado pela Muralha se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão presentes, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com estatísticas da Prefeitura.