A Guarda Municipal de Curitiba recebeu um novo lote de equipamentos nesta sexta-feira (5/7), em uma cerimônia simbólica realizada na sede da corporação, no Centro. O evento contou com a presença do secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, além de representantes da corporação.
Foram entregues 99 sparks, dispositivos elétricos incapacitantes considerados armamentos menos letais, adquiridos por meio de um edital de chamamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Outros 165 tablets também foram distribuídos. Com eles, os guardas poderão registrar as ocorrências diretamente no sistema, em tempo real, otimizando o processo de registro. Eles também poderão fazer consultas a diversos sistemas municipais, estaduais e federais diretamente das viaturas. Os tablets foram adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares.
"Hoje, a Guarda Municipal é protagonista nas ações de segurança pública, atuando em conjunto com as demais forças policiais. Melhor equipada, a Guarda Municipal está no mesmo nível das forças policiais de grandes cidades do mundo, tanto em pensamento quanto em tecnologia", afirmou o secretário Péricles de Matos.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, as pistolas sparks serão destinadas às equipes responsáveis pela Patrulha Escolar e pela segurança das 187 escolas e 237 CMEIs municipais. Os tablets serão utilizados nas viaturas que percorrem toda a cidade.
O superintendente de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto, destacou o esforço conjunto de toda a pasta para a aquisição dos equipamentos. "É uma somatória de esforços que permite que mais equipamentos cheguem às mãos de quem está na ponta. Temos uma corporação que atua de modo técnico e dedicado", ressaltou.
Participaram da cerimônia, os inspetores e chefes de núcleos da Guarda Municipal, além de representantes sindicais.