A Guarda Municipal de Curitiba está preparando seus instrutores e coordenadores para o retorno das atividades dos projetos sociais da corporação, que ocorrerá em março. Entre as ações estão os programas Guarda Municipal Mirim, Teatro de Fantoches e os projetos Cão Amigo e Contação de Histórias, além do apoio à FAS no Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo.
Esses programas e projetos são voltados para crianças e jovens estudantes da rede pública municipal de ensino e a comunidade em geral. São trabalhados valores como a cidadania e o respeito com o próximo.
“Antes de retomar as atividades e ações sociais com a comunidade nós fazemos uma capacitação de nossos instrutores e coordenadores. Os projetos sociais são uma forma de se aproximar da comunidade”, explica a inspetora da GM, Cleusa Pereira, que é diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba - Comandante Emérito Inspetor GM Odgar Nunes Cardoso.
A diretora explica ainda que o encontro é uma oportunidade de padronizar os conceitos das atividades e também se adequar quanto a possíveis mudanças na legislação. Além de oferecer uma atualização aos profissionais já formados em outras edições e capacitar novos guardas municipais que desejam se voluntariar.
São 40 horas de capacitação com conteúdos voltados para as áreas de primeiros socorros, legislação, oratória, prática de justiça restaurativa, prevenção ao uso de drogas, pichação, bullying e cyberbullying, atividades com cordas.