O guarda municipal Igor Silva, atleta paralímpico, conquistou o título do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Tiro Esportivo. A competição ocorreu no último dia 6 de dezembro, no Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro. Em sua estreia no torneio nacional, o curitibano brilhou na prova P1 – pistola de ar 10m SH1, assumindo a liderança no último tiro e superando o carioca Ricardo Lima.
“A vitória é da minha família, dos meus amigos, dos colegas de instituição que me apoiaram, me ajudaram. Estou sem palavras, foi um momento ímpar, estou feliz da vida”, celebrou o atleta, que atribui o resultado à sua concentração e força mental durante o campeonato.
Trajetória
Igor iniciou sua trajetória no esporte paralímpico recentemente, em março deste ano. Mesmo com pouco tempo de experiência, ele já participou de outras competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), como o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Curitiba, e o Camping Militar Paralímpico, em Lagoa Santa (MG).
Em 2014, após sofrer um acidente de moto, Igor teve sua perna esquerda amputada. Desde então, ele se reinventou, tanto na carreira como servidor da segurança pública quanto no esporte.
Com 18 anos de atuação na Guarda Municipal de Curitiba, Igor já trabalhou como instrutor de tiro e armeiro da corporação. Nos últimos três anos, ele integra a equipe da Patrulha Maria da Penha, que protege mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.
“Não é fácil conciliar as duas coisas, né? Mas a minha escala é de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. Então, nos dias de folga, estou treinando. Enquanto eu puder, vou seguir conciliando a Guarda Municipal e o esporte”, explicou ele.
“A trajetória do Igor é motivo de orgulho para a Guarda Municipal, por sua resiliência e dedicação. Ele é um exemplo de superação”, destacou o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior.
Focado e determinado, Igor tem planos ambiciosos para o futuro. “Minha meta é continuar firme, manter os treinamentos, conquistar novos campeonatos, entrar para a seleção e, quem sabe, participar dos próximos Jogos Paralímpicos, em Los Angeles, em 2028”, afirmou o atleta.