O prefeito Rafael Greca vistoriou nesta quarta-feira (5/4) as obras do novo binário entre os bairros Tarumã e Cajuru, que está sendo implantado pela Prefeitura nas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga. A intervenção integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado pelo New Development Bank (NDB), e é a primeira obra para melhorar o itinerário do BRT Leste-Oeste.
O Ligeirão Leste-Oeste será a porta de entrada para a eletromobilidade no transporte integrado da Grande Curitiba, unindo o Terminal CIC-Norte e Pinhais, na Região Metropolitana.
“Essa obra de requalificação e asfaltamento das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, próxima da Rua da Cidadania Cajuru e do Terminal Capão do Imbuia, vai se somar ao novo traçado do Interbairros 2 junto com o BRT Leste-Oeste. É também o projeto que arremata essa minha gestão dos 330 anos de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.
O prefeito vistoriou as obras acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; da engenheira fiscal da obra na Smop, Manuela Marqueño; do administrador regional do Cajuru, Narciso Doro; e da arquiteta da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Márcia Marçal.
Iniciadas em dezembro passado, as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e têm previsão para serem concluídas no segundo semestre de 2024.
Vias paralelas
Para implantar o binário que vai transformar as ruas paralelas de mão dupla em vias de sentido único, estão sendo realizadas ações de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, infraestrutura para fibra ótica, semaforização, iluminação pública e realocação de rede de distribuição urbana.
As vias terão infraestrutura cicloviária, melhoria na acessibilidade com novas calçadas e faixas exclusivas para o transporte coletivo.
Rua Nivaldo Braga
Na Rua Professor Nivaldo Braga, que após a conclusão dos serviços terá sentido único da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru, as readequações alcançarão 2.100 metros.
No trecho já foram implantados os meios-fios, a rede de fibra ótica e as equipes finalizam as novas calçadas com acessibilidade. Cerca de 780 metros de obras foram excetuados na via.
Rua Professora Olga Balster
Já a Rua Professora Olga Balster terá sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, para a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. As mudanças estão acontecendo ao longo de 2.400 metros de extensão. Foram executados os serviços de drenagem, terraplanagem e das camadas iniciais da pavimentação no trecho e aproximadamente 800 metros, na extensão entre a Assma Karam até a Reinaldo Thá.
“O objetivo é organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo itinerário do BRT Leste-Oeste, facilitando o acesso ao novo Terminal Capão da Imbuia, além de ampla requalificação na região”, diz o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.
Otimismo
Lauro de Souza Barbosa é morador da região e responsável pela Panificadora e Confeitaria Lari, na esquina onde as obras de escavação estão concentradas, na Rua Professora Olga Balster. Ele interrompeu as atividades no trabalho para ir ao encontro do prefeito. “Eu preciso contar que por aqui estamos muito otimistas e satisfeitos com a obra”, disse Barbosa.
Na opinião do comerciante, as obras vão melhorar a mobilidade na região, dar mais visibilidade ao comércio local e qualidade de vida às pessoas. “Por enquanto estamos escondidos, mas as ruas estão recebendo atenção especial, obras de impacto que vão melhorar a passagem das pessoas e dos motoristas e atrair mais movimento e oportunidades de negócios”, disse o comerciante.
Terminal Capão da Imbuia
Além da obra do binário, o programa BRT Leste-Oeste está com outro processo licitatório em andamento. Trata-se da concorrência para a contratação do projeto executivo do Terminal Capão da Imbuia, que vai ser instalado ao lado do atual terminal. O resultado da licitação deve ser divulgado em até 30 dias.