Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Caminhar Melhor

Greca vistoria obra em Curitiba que valoriza o comércio e garante mobilidade ativa na Rua David Tows

Prefeito Rafael Greca vistoria obras do programa Caminhar Melhor na Rua David Tows no bairro Sitio Cercado - Curitiba, 25/10/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Rua David Tows, importante via que corta as regionais Boqueirão e Bairro Novo e recebe o fluxo de veículos que acessam Curitiba pela região Sul, está recebendo obras da Prefeitura para requalificação do asfalto e das calçadas. Nesta quarta-feira (25/10), o prefeito Rafael Greca vistoriou os serviços que vão acontecer ao longo de 1,7 km da via, no trecho entre a José Bassa e a Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado.

Além de ser referência em comércio na região, a rua é também rota de ônibus do transporte coletivo e caminho para três escolas, cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e cinco igrejas. A requalificação foi solicitada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de audiência pública do município. 

“Perto da igreja de Nossa Senhora Aparecida, de escolas da região, estamos executando uma obra pedida no Fala Curitiba para favorecer o comércio no meio do Bairro Novo. Esse é o modelo novo das ruas de Curitiba e que vai ficar como legado dessa minha gestão para o futuro da cidade”, disse Greca. 

Quadra a quadra

A obra começou em 28 de agosto, a partir do cruzamento com a Rua José Bassa, e será expandida quadra a quadra, com a implantação de novas calçadas planas e acessíveis que integram o programa Caminhar Melhor. A iniciativa da Prefeitura é para ampliar as intervenções e tornar o calçamento de Curitiba mais seguro, acessível e confortável. O Caminhar Melhor integra o Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024.

Na Rua David Tows serão 3.400 metros de calçadas nos dois lados da via, com implantação de cruzamento elevado, manutenção do asfalto em 1.360 metros, correção geométrica, acessibilidade e iluminação. As obras têm previsão de serem executadas no prazo de um ano e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop)

Acessibilidade

As calçadas terão faixas em concreto, outra em paver (blocos de concreto), 118 rampas de acessibilidade para travessia dos pedestres e quase 500 metros² em lajota tátil de alerta ou direcional.

A rua ganhará nova geometria em alguns trechos e haverá manutenção de áreas para estacionamento. Os serviços começaram com a relocação e correção geométrica das caixas de drenagem e são supervisionados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, o trabalho de requalificação e implantação de calçadas atende às determinações do prefeito Rafael Greca de fornecer as melhores condições de mobilidade aos pedestres e tem prazo de execução previsto para um ano.

“Também acatam os pedidos feitos pela Central 156 de atendimento ao cidadão e pelo programa Fala Curitiba. Na via, alguns trechos não tinham calçamento, outros eram desalinhados, mas serão agora padronizados assegurando segurança aos pedestres e valorização dos imóveis e do comércio”, disse Rodrigues. 

Paisagismo e sinalização

Outras melhorias integram a obra, como serviços de drenagem, paisagismo com a implantação de canteiro para 108 novas mudas de árvores e sinalização horizontal e vertical.

Comerciantes e moradores sabem que as ações vão elevar a Rua David Tows a um novo patamar e vão exigir compreensão e paciência durante a execução dos serviços. 

Para o farmacêutico Nilson Rodrigues, mesmo com a movimentação das equipes de trabalho já é possível prever como o investimento na infraestrutura vai servir para fomentar o comércio na região. “Claro que tem barulho, poeira e alguns inconvenientes da obra, mas eles vão passar e o que vai ficar é uma rua atrativa para que os moradores circulem em segurança e para valorizar o comércio que ainda sofre os efeitos causados pela pandemia", contou o comerciante que está na região há 21 anos. 

A dona de casa Maria Aparecida Sales Carvalho também festeja as melhorias. “Vai ficar bem mais seguro e confortável e as nossas casas vão ganhar mais valor por estarem em uma rua bem cuidada”, avaliou a moradora. 

Para a microempreendedora Kathleen Bittencourt, que vai abrir na via a loja de roupas e acessórios KB Modas, a requalificação é garantia de sucesso nos negócios. “Estou apostando que a rua vai ficar atraente, charmosa e segura e isso vai me ajudar a empreender”, contou a jovem.

Acompanharam o prefeito Rafael Greca na vistoria os administradores regionais Fernando Wernek (Bairro Novo) e Ricardo Dias (Boqueirão); o assessor de articulação política, Lucas Navarro; o vereador Mauro Bonato; e engenheiros fiscais da Smop.