Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Gestão participativa

Greca vistoria obra de asfalto e drenagem solicitada por moradores em Curitiba

Obras do programa Asfalto no Saibro, na Rua Augusto Schechtel, no Xaxim. Curitiba, 16/02/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Moradores da Rua Augusto Schechetel, no Xaxim, se reuniram nesta sexta-feira (16/2) para comemorar e acompanhar a vistoria técnica feita pelo prefeito Rafael Greca na via que está sendo preparada para receber asfalto pela primeira vez. São 350 metros de obras, entre as ruas Issac Krieger e Adelia Zaninelli Vons, como parte do programa Asfalto no Saibro.

O programa transforma ruas de pavimento primário em vias bem pavimentadas, com implantação de galerias de água pluvial, boca-de-lobo e meio-fio.

A transformação da rua de terra batida começou no início de janeiro pela escavação, que garantirá um novo e completo sistema de drenagem. A etapa seguinte será a pavimentação em asfalto, colocando fim aos buracos, poeira e lama.

A conclusão desta rua e de outra que será contemplada pelo programa na região deve ser feita no fim do primeiro semestre.

Fala Curitiba

O grupo que foi encontro do prefeito foi responsável por solicitar a intervenção na via. Pelo serviço 156 e pelo programa Fala Curitiba, de audiência públicas da Prefeitura, os moradores indicaram a prioridade comum do bairro.

“No alto do Xaxim, já no limite com o Boqueirão, estamos fazendo a obra na rua que antes era de lama e de poeira. Faz parte do nosso intento de zerar as ruas de saibro de Curitiba. Xô poeira, xô lameira”, disse Greca.

A obra em execução na rua é resultado da uma ação coletiva de moradores que teve o motorista de ônibus do transporte coletivo Alex Wenceslau como um dos organizadores. Para mobilizar a vizinhança, o motorista criou um grupo de conversas pelo whatsapp, organizou abaixo-assinado, acionou o serviço 156 e participou do Fala Curitiba.

“Estamos muito felizes e gratos por temos nosso sonho coletivo transformado em prioridade. Dirigindo pelos bairros eu vejo obra por tudo que é canto, as ruas estão bem-cuidadas, por isso eu sabia que um dia também seríamos contemplados”, contou Alex ao prefeito.

O mecânico de locomotiva Jony Carlos dos Santos foi com o filho Carlos Eduardo acompanhar a fiscalização feita pelo prefeito na obra. O objetivo, disse ele a Greca, foi falar sobre a importância do investimento que está sendo feito pelo município para melhorar a mobilidade na região.

“Morar em rua de chão batido não é nada fácil. Dias de chuva causam lama, alagamentos e transtornos para locomoção e nos dias de sol a poeira, inimiga de quem tem rinite alérgica, era o problema. O início da obra nos deixou muito felizes”, contou Santos.

Edinalva Martins Kessy e a filha Kallyne Kessy, Aparecida Santana de Ramos Silva e a filha Beatriz Santana de Ramos Silva, Aureliana Oliveira Costa, Edileuza Martins Kessy e Israela de Oliveira são moradoras da via que se reuniram para receber o prefeito. Cada uma com uma razão especial para contar ao prefeito porque a obra foi tão solicitada.

“Nos dias de chuva era preciso amarrar sacolas de plástico nos pés para poder chegar seca ao trabalho”, contou Edinalva. Para evitar que a filha sujasse os sapatos e a roupa, a costureira Aparecida Santana de Ramos Silva se acostumou a carregá-la nas costas. “Fazia qualquer coisa para ela poder chegar limpa para estudar. Isso já não vai mais precisar acontecer”, comemora a moradora.

Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 135 km de obras já concluídas. Há dezenas de frentes de obras em andamento pelos bairros da cidade.

Obras no Xaxim

Somente no bairro Xaxim foram finalizadas nove obras, somando 1.074 metros de ruas de saibro cobertas com asfalto, além de outras cinco obras que estão em andamento e duas programadas para começar, totalizando 2.020 metros de asfalto e drenagem.

Na Regional Boqueirão o programa já contemplou 28 obras com um total de 5.422 metros executados, há cinco em andamento e outras nove ações programadas para iniciar ou em contratação.

O trabalho é supervisionado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e tem a maioria das obras nos bairros mais distantes do Centro.

Qualidade de vida

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, a nova configuração das ruas traz um ganho substancial na qualidade de vida das pessoas. “Além do conforto e segurança para ir e vir, os moradores ganham também qualidade de vida porque não precisam mais conviver com poeira, buracos e lama”, avaliou.

A inclusão de vias no programa ocorre por meio de solicitações dos cidadãos feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que realiza consultas públicas para envolver a comunidade na decisão do planejamento urbano.

Acompanharam a vistoria na obra o administrador da regional do Boqueirão, Ricardo Dias, o engenheiro fiscal da obra, Loris Almir Probst Filho, e lideranças da região.

Em alta