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Mobilidade urbana

Greca vistoria no Xaxim obras do maior lote do Inter 2, com 11 km de infraestrutura viária

Prefeito Rafael Greca acompanhado do secretário de Obras e equipe, vistoria obras do lote 3.1 da Linha Direta Inter II, em execução no Xaxim. Curitiba, 26/11/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, vistoriou, no fim da manhã desta terça-feira (26/11), as  obras do Lote 3.1 do Novo Inter 2, em execução no bairro Xaxim. Com um total de 11 km de infraestrutura viária e intervenções em 29 ruas de três bairros (Novo Mundo e Boqueirão também serão contemplados), o lote é o maior do projeto e abrange 11 km de infraestrutura viária. 

São intervenções para melhorar a segurança e eficiência dos deslocamentos de pessoas e veículos, em especial do transporte coletivo. Estão previstas a readequação viária, drenagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo e calçadas planas e acessíveis nas ruas. Das 29 vias que serão requalificadas, 27 vão receber pavimentação em concreto e duas em asfalto. 

Acompanhando do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, Greca acompanhou o início da pavimentação em concreto armado na Rua Aníbal Requião, que está sendo requalificada ao longo de seus 500 metros. 

“Começamos os 11 km de obras dentro do programa Interbairros 2, o fabuloso programa de melhoria da eletromobilidade do transporte coletivo de Curitiba que, na sua totalidade (7 lotes de obra), contempla 28 bairros em 38 km de obras. É com imensa alegria que eu, terminando esse meu mandato, vejo que fiz direito o meu ofício de prefeito”, disse Greca. 

Investimento e melhorias

Com investimento de R$ 96,2 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. A iniciativa busca melhorar a operação do Ligeirinho Inter 2 e Interbairros II, aumentando a eficiência do transporte coletivo em faixas preferenciais ou exclusivas, além de requalificar vias adjacentes.

Entre as melhorias previstas estão a implantação de redes de drenagem para minimizar impactos de chuvas, pavimentação e urbanização de calçadas acessíveis, com a instalação de 396 rampas de acessibilidade, paisagismo, com o plantio de 228 mudas de árvores, novos postes e luminárias para modernizar a iluminação pública, além da instalação de sinalização horizontal e vertical.

O pacote de obras está dividido em dois trechos: um com extensão de 4,69 km em 13 ruas e o outro com extensão de 6,10 km em 16 ruas.

Obras em andamento

Com início em maio de 2024 e previsão de conclusão em novembro de 2025, as intervenções acontecem neste momento nas ruas Aníbal Requião, Otaviano Almeida Rosa, Des. Estanislau Cardoso, Ângelo Scaramuza, Santa Amélia, Leôncio Derosso, Salto do Lontra e Prof. Lauro Zak. As obras estão em diferentes estágios de serviços e, na medida que avançam, serão abertas novas frentes de obras.

Também serão contempladas neste lote as ruas Rua José Rebelato, Octacyr Reinaldo Mion, Francisco Derosso, Elísio Gabardo, Humberto Higino Parolin, Catarina Gabardo, Antônio Rebelato, Cleto Da Silva, Paulo Setubal, Franz Herbert, Prof. Leonel Moro, Ana Aparecida Lopos Canet e Inocente Rebelato, Infante Dom Henrique, Hellen Keller, Prefeito Ambrósio Bini, São Judas Tadeu, Emanuel Kant, José Maria Pinheiro Lima, Gabriel Frecceiro de Miranda e Cel. Rivadávia Pereira De Moraes.

Além das melhorias viárias com pavimento de qualidade e calçadas seguras, as intervenções visam a criação do binário entre as ruas Leôncio Derosso, já em obras, e a Gabriel Frecceiro de Miranda. 

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, as obras são para reorganização do sistema viário da cidade, mas também servirão para elevar os bairros a um novo patamar,  melhorando as condições viárias, mas também acessibilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores da região.

 “Um importante legado para o futuro da mobilidade de Curitiba. Com essas obras, mais do que melhorarmos as ruas, estamos transformando a infraestrutura para beneficiar as pessoas, sejam elas moradoras, comerciantes ou quem está de passagem pelos bairros”, disse Rodrigues. 

Expectativa dos moradores 

A expectativa é que as melhorias contribuam para a fluidez do tráfego e a integração dos bairros atendidos. O metalúrgico aposentado Antonio Irineu Gonçalves mudou para o bairro nos anos 1970 e desde então acompanha o desenvolvimento local. “É o progresso chegando. O bairro estava mesmo precisando receber investimento, fazia tempo que esperávamos uma atenção especial, da forma como temos visto em outras regiões”, disse Gonçalves.

Para o motoboy Juliano José Nedel, morador da Rua Aníbal Requião desde 1989, é muito bom ver o bairro sendo transformado. “Excelente o que a Prefeitura tem feito aqui porque são várias ruas sendo melhoradas. Isso vai mudar para muito melhor toda a região”, disse Nedel. 

Projeto Novo Inter 2

Atualmente estão em execução cinco dos sete lotes previstos de obras do Novo Inter 2.

Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário, impactando 28 bairros em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de passageiros da cidade (Inter 2) recebe investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano Internacionais (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura para a requalificação de pavimentação, com nova drenagem, calçamento, iluminação e paisagismo, execução de faixas exclusivas/preferenciais para o transporte coletivo, além de estruturas de apoio viário em pontos estratégicos do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II.

A criação de faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte público tira o ônibus da competição com o sistema viário e dá mais eficiência ao deslocamento. Associado à mudança de matriz energética da frota, com adoção de veículos elétricos, torna-se um ativo fundamental para a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba, que será realizada em 2025.

Além da melhoria da infraestrutura viária do trajeto e das vias do entorno, o Novo Inter 2 cumpre objetivos de sustentabilidade, alinhados a padrões internacionais de promoção do desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Acompanharam a vistoria o diretor de pavimentação da Smop, Mário Padovani, os engenheitos fiscais da Smop, Felipe Plefh e Leandro Cunha, equipe técnica da Unidade Técnica de Gerenciamento (Utag) e o diretor do Consórcio TCV, responsável pela execução das obras, Arnaldo Schrer.  

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