Moradores de nove ruas da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, estão dando adeus à lama, aos buracos e à poeira, problemas com os quais conviviam diariamente.
As ações fazem parte da quinta etapa do programa Asfalto no Saibro, que leva o benefício a regiões periféricas da capital, como a Vila Pantanal, distante 15 km do Centro. Nesta fase, a Prefeitura fará cerca de 1.500 metros de asfalto na cidade, ligando essas ruas à malha viária já pavimentada.
Na Vila Pantanal, as obras estão sendo realizadas nas ruas Idelzina Vaz (209 metros), Waldemar Monastier (204 metros), Lírio (204 metros), Plácido Massucheto (164 metros), Lothário Pereira (158 metros), Zires Ferreira Ribas (318 metros), Santa Alves Petra (155 metros), Anna Jarvis (80 metros) e Maria Marques de Camargo (135 metros).
“Nós estamos fazendo a requalificação urbana do Alto Boqueirão, na Vila Pantanal, asfaltando estas nove ruas. A nossa Secretaria de Obras está implantando asfalto no saibro, numa região muito populosa e de pouca urbanização”, disse o prefeito Rafael Greca, que fez a vistoria das obras na manhã desta quarta-feira (28/7), na Rua Zires Ferreira Ribas.
Ele estava acompanhado do secretário de Obras, Rodrigo de Araújo Rodrigues, e do administrador regional, Ricardo Dias.
“Com ações como esta nós vamos urbanizando os bairros mais periféricos de Curitiba”, comentou Greca.
30 anos de espera
Moradores da região acompanharam a visita do prefeito e comemoraram a chegada do asfalto. Jonathan Varela, morador há 30 anos na Rua Zires Ferreira Ribas, disse que a lama e a poeira já fazem parte da rotina dos moradores.
“Vários pedidos por melhoria foram feitos ao longo dos anos e até um abaixo-assinado. Agora finalmente podemos esperar por dias melhores”, disse Jonathan que, além de morar, também montou um armazém na rua.
O comerciante está otimista com a nova realidade que virá com o asfalto. “De imediato vamos ter a valorização da área e qualidade de vida dos moradores vai melhorar em muito”, prevê.
Alívio para a sinusite
Vina Maria da Silva também mora na Rua Zires Ferreira Ribas e agradeceu ao prefeito pela chegada do asfalto. Ela disse que tem sinusite e sofre muito com a poeira.
“Faz cinco anos que estou morando aqui. Eu morava na CIC e saí de lá justamente por causa da poeira, porque tenho sinusite, e aqui encontrei o mesmo problema. Mas felizmente o prefeito olhou por nós e agora vamos ter asfalto aqui e nas ruas vizinhas”, comemorou.
Rua muito lisa
Kerollyn Mayara, moradora da Rua Plácido Massucheto, fixou residência na Vila Pantanal há três anos e desde então tem sido obrigada a conviver com lama, poeira e buracos.
“Esta rua é bem movimentada porque ela faz ligação com a Vila Osternack e com o Zoológico. Então, a gente acaba sofrendo os reflexos disso, principalmente com a poeira", contou. “É muito difícil de andar a pé por aqui. Em dias de chuva, o chão fica liso, perigoso de cair. Com o asfalto a nossa região melhorar muito”, espera.
Mais ruas asfaltadas
Na Regional Boqueirão, que é formada pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim, o programa Asfalto no Saibro já fez a pavimentação em 1.405m de ruas. Outros 937 metros de asfalto estão sendo executados atualmente.
A quinta etapa do programa na região executou ainda obras na Avenida Canal Belém (246 metros) entre as ruas Diogo Mugiatti e Desembargador Antônio de Paula e a pavimentação de 96 metros da Rua Mariópolis, entre as ruas Doutor Danilo Gomes e Henrique Martins Torres, ambas no bairro Boqueirão.