As obras do Complexo Tarumã, no Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral e nas ruas do entorno, entraram em nova fase e foram vistoriadas na manhã desta quarta-feira (27/9) pelo prefeito Rafael Greca. Após a finalização da concretagem dos 20 blocos de concreto armado, nos lados sul e norte do viaduto, as equipes avançam simultaneamente em quatro frentes.
Estão em andamento a execução dos 20 pilares em concreto para a sustentação da estrutura de alargamento do viaduto, das vigas travessas que fazem a ligação entre os pilares contíguos, das vigas longarinas, além da pavimentação das vias que vão formar as alças de acesso do viaduto.
O projeto prevê a requalificação de 12 vias da região, com 8 km de pavimentação, novas calçadas planas e acessíveis e ciclovia.
“Estamos executando a pavimentação de todas as ruas do sistema viário que vão possibilitar a instalação do Terminal do Tarumã, na porta do Colégio Militar, embaixo do viaduto da Linha Verde. A ideia foi fazer uma obra viária com o menor impacto possível para não atrapalhar o trânsito entre Curitiba, Pinhais, Piraquara e o Contorno Leste de Curitiba”, disse Greca, que detalhou o projeto a moradores da região.
Mobilidade
Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o prefeito inspecionou os trabalhos em andamento na Rua Suécia e sob o Viaduto Tarumã e explicou aos moradores o objetivo das obras que vão promover maior mobilidade na cidade.
“A estrutura que está sendo alargada é um viaduto em terra armada, feito na época que meu pai era professor da escola de engenharia. Era um orgulho da engenharia paranaense, mas que agora será acrescido de vigas de concreto que estão sendo preparadas. Depois receberá uma grelha que dará sustentação ao viaduto, que terá a mesma quantidade de pistas da Linha Verde neste trecho”, esclareceu o prefeito.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir do projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Alargamento e estações-tubo
Dos 20 pilares de concreto sob o viaduto (dez em cada lado da estrutura) 15 já foram completamente concretados. Os pilares têm média de 6 metros de altura.
Simultaneamente, estão em execução as vigas travessas, que fazem a ligação entre os pilares contíguos. São dez unidades com aproximadamente 12 metros de comprimento. Já as vigas longarinas têm comprimento variável de 30 a 43 metros, de acordo com o vão da estrutura.
Os elementos em execução permitirão o alargamento do viaduto que receberá as estações de ônibus Tarumã (na parte superior) e Victor Ferreira do Amaral (sob o viaduto). Com isso, será possível ampliar a integração do transporte coletivo e melhorar as condições no trânsito local.
Requalificação de ruas
Além das intervenções no viaduto, a Smop está requalificando ruas do entorno para garantir que o tráfego flua melhor, trazendo mais conforto e segurança para motoristas e usuários do transporte coletivo.
As ruas Bandeirantes Dias Cortês, Avenida Affonso Penna e Nagib Daher, que estão sendo requalificadas para integrarem as alças de acesso do viaduto, já receberam a primeira das duas camadas de asfalto que formarão o novo pavimento. A aplicação da segunda camada está prevista para acontecer na primeira quinzena de outubro.
Asfalto e urbanização
Na Rua Bandeirantes Dias Cortês, que já recebeu 105 metros de novo asfalto, estão sendo implantadas calçadas em paver (blocos de concreto), paisagismo, com plantio de grama e mudas de árvores. Na Avenida Affonso Penna foram executados 314 metros de pavimento, e na Rua Nagib Daher, 150 metros, além de calçada e paisagismo.
“O avanço nas obras do Complexo Tarumã é uma prova clara de que estamos construindo um futuro melhor para nossa cidade, com um sistema de transporte mais eficiente e infraestrutura de qualidade”, disse o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.
Outras vias contempladas no entorno:
Rua Engenheiro Batista Ribas (trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e a Governador Agamenon Magalhães) - etapa de implantação da rede de drenagem e escavação da caixa de pavimento para remoção do solo inservível e substituição por camadas de material com capacidade de suporte adequado ao tráfego.
Rua Suécia (entre a Antônio Batista Ribas e via direita da Linha Verde) - implantação da rede de drenagem e início da escavação da caixa de pavimento para remoção do solo inservível e substituição por camadas de material com capacidade de suporte adequado ao tráfego.
Rua Presidente Epitácio Pessoa (trecho entre a Nagib Daher e Victor Ferreira do Amaral): na próxima semana receberá o início da intervenção da nova rede de drenagem. A via também será contemplada no trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e a Rua Epaminondas Franco
Também serão contempladas a partir do projeto do novo viaduto as ruas Maria Ficinska (entre a via esquerda da Linha Verde e a Affonso Penna), Epaminondas Franco (entre a Epitácio Pessoa e a Affonso Penna), Victor Ferreira do Amaral, a canaleta exclusiva do BRT, as vias locais direita e esquerda da Linha Verde (BR-476). Nestas vias, as intervenções ainda não foram iniciadas.
Paisagismo e iluminação
As obras do Complexo Tarumã incluem ainda a requalificação das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação.
Para a execução das obras, houve alteração no trânsito da região. Pelo WhatsApp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem e seguir as instruções do atendimento automático.
Também acompanharam a vistoria técnica o assessor de Articulação Política Lucas Navarro; o vereador Mauro Bobato; o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro; a engenheira fiscal da Smop Marina Solek; o engenheito fiscal da Falcão Bauer, Guilherme Rocha; o superintendente da Trail Infraestrutura, Luiz Eduardo Guerra, e o gerente de contrato, Antônio Carlos Costa Marques. A empreiteira foi a vencedora da licitação para a execução da obra.