O prefeito Rafael Greca se reuniu com prefeitos e representantes da Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (20/12), em uma assembléia para discutir as ações para o ano de 2023 do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM). O encontro aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba e também na modalidade virtual.
Entre os temas discutidos entre os dez municípios integrantes estão a proposta orçamentária do órgão para o próximo ano, que foi aprovada por unanimidade e deve ser rateada entre os integrantes, além da estruturação da equipe do consórcio e demais ações conjuntas.
"A idéia de nos organizarmos em consórcio é nos apoiarmos de forma mútua. Curitiba conta com a Muralha Digital que pode e deve ser espelhada para os municípios, principalmente com a tecnologia disponível na entrada e saída da cidade, naquilo que houver necessidade. Esse é um importante trabalho em rede. Viva a Grande Curitiba", disse o prefeito Rafael Greca, que também preside o consórcio.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, que participou de forma online, destacou que o consórcio traz benefícios para a população. "Quem ganha com essa discussão coletiva sem dúvida é a população. Agradecemos a oportunidade de integrar esse consórcio e somar esforços", declarou a prefeita.
Participaram da assembléia o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem; e de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia; além de representantes dos municípios de Araucária, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Colombo, Quatro Barras e Fazenda Rio Grande. Estiveram presentes também o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; o diretor do Gabinete de Gestão Integrada, Munir Guérios Filho; e a assessora especial do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias.
Consórcio das Guardas Municipais
O Coin foi idealizado e liderado por Curitiba, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal. Um protocolo de intenções foi firmado em abril de 2017, no qual os dez municípios comprometeram-se a, individualmente, aprovar suas leis municipais de autorização para ingresso no consórcio, que tem como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.