Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Campanha Maio Amarelo

Greca: respeitar as regras de trânsito é uma escolha pela vida

Prefeito Rafael Greca acompanhado de autoridades municipais e estaduais, lança o Maio Amarelo, campanha de prevenção a acidentes de trânsito e o manual de padrão da sinalização de Curitiba. Curitiba, 02/05/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

A Prefeitura de Curitiba deu início, nesta segunda-feira (2/5), às ações da campanha Maio Amarelo, de respeito e segurança no trânsito. O tema deste ano é Juntos Salvamos Vidas. O lançamento foi feito no Salão Nobre da Prefeitura pelo prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos. 

O prefeito lembrou da importância dos cuidados no trânsito para evitar acidentes e que em Curitiba uma das ações da Prefeitura foi reduzir as velocidades máximas em parte das vias e aumentar a fiscalização para evitar os abusos de excesso de velocidade. 

“O vice-prefeito Eduardo Pimentel e eu vemos no amarelo o alerta pela vida. É muito importante nós salvarmos vidas. O respeito ao Código Brasileiro de Trânsito e às regras é uma escolha pela vida”, disse Greca. “O amarelo é a cor da luz e da inteligência. Se nós iluminamos a sociedade nesse preceito de respeito à vida, nós certamente vamos viver melhor”, concluiu.

As ações do Maio Amarelo serão feitas durante todo o mês e buscam conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito. Neste mês, alguns monumentos e praças da cidade serão iluminados com a cor amarela em referência à campanha. Veja a programação completa aqui.

A solenidade reuniu representantes de todas as áreas de trânsito de Curitiba, como a Superintendência de Trânsito (Setran), Polícia Militar do Paraná, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Detran-PR e do Observatório Nacional de Segurança Viária. 

Redução no número de mortes

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos, explicou que a campanha Maio Amarelo é uma ação integrada entre todas as forças de trânsito da cidade.  

“Nos últimos dez anos, houve uma redução de 41% das mortes violentas decorrentes de acidentes de trânsito em Curitiba. Os números são importantes, mas a vida é mais”, afirmou o coronel Péricles.

Manual de trânsito

Na solenidade também foi lançado o Manual de Projetos Padrões da Sinalização de Trânsito de Curitiba. De acordo com a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, o documento reúne as normas e regras para implantação de sinalização horizontal, vertical e semafórica na cidade.

“É todo o conjunto de sinalização. É importante pela padronização na nossa cidade”, explicou Rosangela.

Presenças

Participaram do lançamento da campanha Maio Amarelo o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Marcos Furtado; o comandante do BPTran, tenente-coronel Fernando Klemps; o comandante do BPRV, tenente-coronel Wellenton Joserli Selmer; o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; os administradores regionais da Matriz, Rafaela Lupion, do Portão/Fazendinha, Gerson Gunha, e do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; a deputada estadual Maria Victoria; e a vereadora sargento Tânia Guerreiro.