O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta quarta-feira (18/12), da comitiva de guardas do Instituto Nacional da Guarda de Honra dos Túmulos Reais do Pantheon, em Curitiba, a Medalha dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil, celebrados em 21 de fevereiro de 2024. Greca também foi homenageado no gabinete com um diploma e uma placa distinta à dedicação dele como gestor à preservação da história, da cultura e das tradições italianas no país e na capital paranaense.
“Ao receber a condecoração dos italianos e ítalo-brasileiros, que compõem a Guarda de Honra do Pantheon de Roma, onde estão os restos mortais do rei unificador da Itália, Vittorio Emanuele, em companhia do representante da ordem para o Brasil (delegado Nacional, Filippo Marcon), e também na ocasião das vésperas da nominação do advogado curitibano, João Casillo, como membro dessa prestigiosa irmandade patriótica italiana, e também em presença do padre reitor da ordem (Luís Fernando), que refere à memória dos reis católicos italianos, eu recebo o diploma, a medalha e uma placa que me diz muito ao coração, porque é uma placa onde se refere à minha condição de grande oficial (da cultura) da Itália e, ao mesmo tempo, à minha condição de neto de imigrantes, e à minha condição, que eu e Margarita (Sansone – primeira-dama, em memória) conquistamos ainda, entre 1993 e 1996, quando colocaram ensino da língua italiana em todas as escolas públicas de Curitiba”, celebrou.
Mérito e valor cultural
Delegado da Guarda de Honra do Pantheon para o Brasil, Filippo Marcon enalteceu o valor histórico da homenagem dedicada à Greca pela instituição. “Essa medalha (dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil) foi autorizada, chancelada por Roma. Foram autorizadas a emissão de 150 unidades dessa medalha e nós viemos hoje aqui homenagear o prefeito (Rafael Greca) por toda a dedicação dele, o carinho na preservação da história, da cultura, das tradições italianas, pois ele (prefeito Rafael Greca) sempre foi um grande defensor (da cultura italiana). Então, é uma merecida homenagem que nós estamos prestando a ele nesse finalzinho de mandato”, afirmou Marcon.
Sobre a medalha entregue à Greca, o representante da Guarda do Pantheon reforçou ainda a importância do momento para a comunidade italiana. “Esse ano é o ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, uma data magna, e nós, esse ano, desenvolvemos uma medalha comemorativa pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil através da Guarda de Honra do Pantheon, a Guarda de Honra, que é uma instituição italiana, a instituição de combate de arma mais antiga em atividade na Itália”.